A atual situação política e econômica do Brasil e os Empresários Gráficos
Thomaz Caspary ( In memoriam )
A atual situação do Brasil vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa POLÍTICA E ECONOMIA vêm tomando nos últimos tempos. Essa preocupação vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.
O QUE É FATO E O QUE É PÂNICO
Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica, muito embora o governo tente mascarar a crise. Com a abertura do escândalo através da operação “Lava-Jato” a atual situação do Brasil é tecnicamente de estagnação. Acreditar em mais uma história sobre “marolas” é negar a realidade econômica do país e abrir a porta para o fracasso. O empresário gráfico está em PÂNICO e não sabe o que fazer. Por esta razão entra em desespero e procura “DICAS” e INFORMAÇÕES, em tudo quanto é lugar, desde que não tenha que colocar a mão no bolso. Vejo isso na quantidade de e-mails que recebo e nas “curtidas” em nossas páginas, inclusive nesta de Coaching onde muitos acreditam que estas "Dicas" irão salvar a empresa.
ALTERNATIVAS PARA NÃO FECHAR NOSSAS GRÁFICAS E VOLTAR A CRESCER
De que forma podemos nos preparar para enfrentar e vencer o desafio de levar nossas empresas gráficas de volta aos rumos do crescimento? No que diz respeito ao empreendedorismo, uma eventual retomada do crescimento.
Uma retomada da economia brasileira dependerá exclusivamente do Governo, pois segundo todas as análises, foi ele quem não fez seu papel em termos de fomento do desenvolvimento do país. Em resumo, não fez nem o seu dever diário e muito menos o dever de casa.
A atual situação econômica do Brasil pode ser revertida, mas se depender apenas dos empreendedores, sem a colaboração do governo, fica quase que impossível.
A única forma que vejo para sair do buraco neste momento é procurar a ajuda de um Consultor ou Coach, conhecedor da área em que o gráfico atua. Os que já fizeram isso estão, por assim dizer, com o “burro na sombra” pois têm casa cheia com serviços rentáveis e, isso nos diversos segmentos de mercado.
Custa? – Sim, não será de graça. Más é um investimento com um retorno em curto prazo, a menos que a empresa já tenha ido à falência.
Leia no FACEBOOK em Printconsult Ltda: QUANTO VOCE PERDE EM NÃO CONTRATAR UM CONSULTOR OU COACH? Analogias para lhe ajudar a determinar e explicar seu valor.
Pense nisso!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)