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A Eficácia nos treinamentos “In Company” nas gráficas

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A eficácia dos treinamentos contratados pelas gráficas é o retorno do investimento das empresas no seu corpo de funcionários e o resultado prático obtido com este treinamento. A expectativa da gráfica é de que a verba disponibilizada para atividades de treinamento de funcionários seja bem aplicada e gere retorno sobre a forma de ganhos de rentabilidade para a empresa, através do aumento da produtividade dos funcionários, aumento na eficácia de vendas e menos erros no PPCP que, como conseqüência destes treinamentos, deveriam trabalhar de forma mais focada nos objetivos do negócio, com maior motivação e comprometimento. Infelizmente, na maioria dos casos isto não acontece.

Os treinamentos muitas vezes são escolhidos em função das técnicas modernas, que por serem participativas e vivenciais, fazem com que os participantes se envolvam e gostem muito das técnicas apresentadas. Estão classificados nesta categoria de treinamentos: a parte teórica com a filosofia de diretiva da gráfica, dinâmicas de grupo, treinamentos vivenciais e outros ministrados por algumas empresas especializadas em treinamento, porém que não são do ramo gráfico e que podem ser muito divertidos e emocionantes, mas de resultado prático muito duvidoso para os negócios.

Ao término de cada treinamento, Relatórios de Avaliação de Reação são aplicados pelo RH, onde as técnicas utilizadas são muito elogiadas pelos participantes. Este tipo de avaliação não serve para medir o retorno que o treinamento irá proporcionar para a gráfica, ou seja, uma esperada mudança no comportamento dos funcionários gerando aumento de produtividade, ou melhoria no desempenho de vendas, que quase sempre acaba não ocorrendo.

Por outro lado, falta um Relatório de Avaliação do instrutor, para reportar as atitudes dos participantes no treinamento, que permita a empresa tomar conhecimento de funcionários que assistem ao curso de forma desatenta (muitas vezes eles têm esse mesmo tipo de comportamento no seu dia-a-dia), conversando ao celular o tempo todo ou lendo jornais e revistas, se ausentando freqüentemente da sala. Isso poderia justificar a falta de aprendizado de algumas pessoas depois do treinamento.

A escolha dos exercícios, geralmente pautada por uma verba pré-fixada e solicitações subjetivas dos gestores, acaba sendo muito ineficaz. Por esta razão, um consultor do ramo, poderá ser de grande valia para auxiliar o dono da empresa em formatar o treinamento. As gráficas necessitam desenvolver seus funcionários, principalmente seus gestores, para que possam trabalhar com maior objetividade e produtividade, conhecendo todos os processos do negócio (visão global), para alavancar os resultados da empresa e, como conseqüência, aumentar seu nível de “empregabilidade”. Para que os treinamentos possam ser eficazes, é preciso utilizar alguns critérios fundamentais:

1º critério: analisar cuidadosamente as solicitações dos gestores quanto às recomendações de treinamentos necessários para seus funcionários.

2º critério: Analisar cuidadosamente o tipo de deficiência de conhecimento dos funcionários e gestores, que afetam de forma negativa o desempenho e definir detalhadamente os tópicos que o treinamento deverá abordar para suprir esta falta de conhecimento.

3º critério: selecionar o tipo de treinamento desejado e a empresa que irá prover este treinamento. Levar em conta os seguintes fatores:

- Metodologia utilizada: deverá ser preferencialmente uma metodologia participativa e vivencial, pois está comprovado que este tipo de técnica produz os melhores resultados em curto espaço de tempo.

- Treinamento customizado: o programa de treinamento deverá ser ajustado às características da empresa: tipo de negócio, fatores críticos de sucesso, perfil dos clientes, vantagens competitivas, entre outras.

- Treinamento sob a forma de laboratório do mundo real: procurar uma empresa que possa desenvolver simulações baseadas nos cenários reais enfrentados por sua gráfica utilizando fatos reais ocorridos nos últimos tempos e mostrando as conseqüências positivas ou negativas de uma gestão reativa ou com bom planejamento.

Conclusão: se as necessidades do treinamento da sua gráfica foram bem definidas e a metodologia aplicada foi validada pelos seus executivos, a empresa deverá obter um resultado positivo nesta avaliação de eficácia para justificar os investimentos feitos e, provavelmente, terá mais facilidade para obter verbas adicionais para novos treinamentos. Esperamos ter respondido ao seu questionamento.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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