A evolução do mercado de produtos personalizados: O que esperar para os próximos anos!
Thiago Silva - Guia Impressoras
O mercado dos produtos personalizados têm evoluído mais a cada ano e se popularizou muito na área de brindes empresariais.
Isso se comprova a partir de uma pesquisa, que mostrou que a venda de brindes corporativos movimenta cerca de 7,41 bilhões por ano e estima-se que cresça 2% todos os anos.
Já um outro estudo realizado pela Associação de Marketing Promocional demonstrou que 88% dos empresários afirmam que investem em promoções e brindes.
Deste modo, esse é um segmento que está em constante expansão e que se faz presente em diversos ramos além do comercial, como o dos eventos, por exemplo.
Sendo assim, há quem busque por produtos personalizados para decoração de festas, convites, lembrancinhas, garrafas de água e refrigerante e assim por diante.
Na área empresarial os personalizados vão além dos brindes e são encontrados em toda a comunicação visual do negócio, nos eventos realizados, em canetas, copos e muitos outros itens.
Dessa forma, eles servem não somente como uma forma de agradar os clientes e parceiros, como também para divulgar a marca e auxiliar na sua expansão.
História dos produtos personalizados
Por mais que os produtos personalizados estejam fazendo um grande sucesso atualmente, a sua história começou há muitos anos atrás. Acredita-se que eles surgiram em meados do século XIX, quando algumas empresas começaram a produzir calendários para distribuir aos seus clientes.
Em 1798, durante as eleições presidenciais, o então candidato George Washington se destacou ao produzir bottons como uma forma de divulgação da sua candidatura e foi a partir disso que os personalizados passaram a se popularizar.
Inclusive, o responsável por desenvolver os bottons para Washington foi Jasper Meeks, um americano que é considerado o primeiro desenvolvedor de brindes personalizados do mundo e um grande visionário.
Isso porque ele também ganhou destaque por ter tido a ideia de produzir sacolas com a logomarca e o contato de uma livraria, pois assim o cliente iria embora com um produto comprado no local e ainda fazia uma propaganda gratuita.
Após o pontapé inicial de Meeks, foram surgindo outros comerciantes focados na produção desses produtos, sendo um deles Henry Beach, que passou a oferecer o trabalho de impressão de logomarcas em cartões, calendários e diversos outros itens.
Já em 1904 esse mercado se tornou mais formal graças a criação da Associação de Produtos Promocionais. Após ela surgiu também a Associação Brasileira de Brindes (ABRINDE), a Associação de Marketing Profissional (AMPRO) e muitas outras ao redor do mundo.
Oportunidade de ganhos extras
O empreendedorismo é uma característica marcante dos brasileiros e o mercado de produtos personalizados é visto como uma ótima oportunidade de aumentar a renda ou iniciar um novo negócio.
É notado um crescente desejo das pessoas de se destacarem e uma das melhores formas de conseguir isso é investindo em produtos exclusivos.
Por conta disso, essa área tem sido cada vez mais buscada tanto por clientes que querem criar itens especiais, quanto por empresários que desejam divulgar a sua marca.
O melhor é que dependendo do produto que se deseja comercializar, o investimento inicial é baixo, permitindo que com poucos gastos seja possível dar o start para a criação de um novo negócio.
Com isso, muitas vezes tendo em mãos um bom software de design gráfico, uma impressora ou máquina de estampar de qualidade e insumos adequados para impressão já se consegue desenvolver adesivos, rótulos e diversos outros personalizados.
Personalizados que mais fazem sucesso
O universo dos produtos personalizados é infinito, o que faz com que exista uma ampla variedade de itens que podem ser confeccionados exatamente conforme o gosto dos clientes.
No entanto, há alguns objetos que acabam sendo os preferidos e que são os mais buscados nas empresas de personalizados.
As canetas são um ótimo exemplo disso, pois além de baratas, elas são úteis e amplamente utilizadas por quem as ganha, criando uma divulgação orgânica das marcas.
Outro produto personalizado que tem bastante saída são as canecas. Nelas é possível escrever frases, estampar logomarcas ou fotos e existem diversos modelos disponíveis, sendo essa mais uma opção útil no dia a dia.
Peças do vestuário também costumam fazer um grande sucesso entre quem busca por um item personalizado. As mais comuns são as camisetas e os bonés, que são criados tanto para a divulgação de empresas, quanto para eventos e ocasiões especiais.
Há ainda quem invista em pen drives, que possuem a vantagem de permitir colocar materiais de divulgação em sua memória, o que é válido especialmente para conferências e eventos empresariais.
E não para por aí, falando especificamente de festas, personalizados que são bastante procurados são rótulos para garrafas ou latas de bebidas, copos, taças e os chinelos, que são muito usados em casamentos.
Não pode-se deixar de lembrar também das agendas, cadernos, blocos de nota e das ecobags.
Sendo assim, seja para divulgar uma marca ou celebrar uma ocasião especial, sempre vai existir um personalizado que se encaixa perfeitamente!
E se você esta iniciando ou quer iniciar um negocio nesta área, recomendo você ler o artigo do blog Guia Impressoras sobre impressoras para sublimação.
Espero que tenha gostado, desejo-lhe sucesso em seus projetos!