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A importância de se fazer entender

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Para assegurar e elevar o padrão de sua empresa é necessário sair da mesmice e transformar definitivamente o seu negócio em sinônimo de qualidade e bom atendimento. Não há filosofia empresarial que resista, sem resultados e, não há empresa que resista sem filosofia de trabalho, portanto, ter um negócio rentável e manter uma equipe alinhada, confiável e comprometida com o bom atendimento será sempre um privilégio em qualquer lugar do mundo.

A Gestão do Conhecimento, nada mais é do que assegurar que, os bons profissionais de sua empresa que se desligam para abrir seu próprio negócio ou por uma oferta melhor, não levem consigo toda a bagagem cultural e técnica da sua empresa, sem deixar um “substituto” a altura com os traços culturais similares. Isso também vale para os que se aposentam.

Neste sentido a empresa necessita oferecer informações claras sobre cada uma das atividades de pessoas chave, identificando, criando e obtendo benefícios das oportunidades de crescimento individual do funcionário, independente da possibilidade de promoções. Convencer as pessoas por exemplos e competências específicas que do que o seu negócio necessita e, como obtê-las. As empresas precisam de líderes capazes e confiantes para oferecer coaching de desenvolvimento aos outros funcionários sendo que isso é feito no início por um Coach externo, com experiência em “Gestão do Conhecimentoespecificamente em se tratando de nichos de mercado específicos, gerando oportunidades de aprendizado contínuo como combustível para melhorar o desempenho do negócio. Isto deve dar-se nas áreas de administração, comercialização, custos e formação de preços, PCP e naturalmente todas as fases de produção.

Algumas empresas continuam investindo valores elevados em marketing, imagem da organização e tantos outros fatores importantes para aumentar os lucros e garantir uma percepção positiva dos clientes frente seus produtos e serviços. O fato é que preço, variedade de produtos e serviços, tecnologia, qualidade, logística, prazo e condições de pagamento são importantes, mas podem ser igualados pelos concorrentes. O que faz realmente a diferença no mercado cada vez mais competitivo SÃO AS PESSOAS. Pessoas atenciosas e preparadas técnica e comportalmente para lidar com o dia a dia dos negócios e suas exceções é essencial para o crescimento da empresa. Para tanto, a Gestão do Conhecimento, passa a ser uma ferramenta fundamental para a EMPRESA.

Muitas entidades e empresas de “treinamento” dizem que falta treinamento ao Gestor e aos seus Subordinados. É sabido que mais de 50% das empresas em todo o mundo colocam a comunicação entre os seus funcionários como a principal causa dos seus problemas do dia-a-dia. Um vendedor precisa da ajuda de um colega sentado do outro lado do escritório, no departamento financeiro, e ao invés de falar com palavras da área financeira, o vendedor fala “vendedorês”. Alguém na produção precisa da ajuda de um colega no departamento comercial, e ao invés de falar uma linguagem comercial, ele fala “MAQUINÊS”.

"Nós fomos treinados para pensar em nós mesmos. Não fomos educados, para pensar nas outras pessoas". Se isso é uma verdade – e é, MUDEMOS A REALIDADE!

NÓS SOMOS TREINADOS para vender; não fomos educados para ajudar os outros a crescer e prosperar. NÓS SOMOS TREINADOS para repetir “segue anexo, segue abaixo, vimos por meio dessa, sem mais para o momento, etc” e não educados para falar “antes que você me solicite, antes que você precise - um grande abraço, etc., formas bem mais cordiais e menos formais de se comunicar”.

Seja educado em vez de treinado. ”Fale a linguagem de seu interlocutor”. Nada menos que isso interessa. Existem casos onde seu interlocutor não entende o que você transmite, seja por deficiências técnicas ou por total desconhecimento do conteúdo. Se você tivesse sido educado, para entender de que seu interlocutor não está entendendo o seu diálogo, você certamente saberia de alguma forma, com outras palavras explicar a ele com palavras simples o que gostaria de transmitir. Por esta razão a introdução em sua empresa da Gestão do Conhecimento é de suma importância, pois educa os elementos de tal forma, que consigam transmitir informações precisas e necessárias para o bom andamento da empresa, sem erros nem falsas interpretações.

As palavras de Ken Blanchard, especialista em liderança, são apropriadas para encerrar nosso bate papo de hoje: “O lucro é o aplauso que você recebe por cuidar bem de seus clientes e criar um ambiente interno na empresa, motivador para o seu pessoal.”

Pense nisso, eduque e tenha sucesso!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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