A importância de se fazer entender
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Para assegurar e elevar o padrão de sua empresa é necessário sair da mesmice e transformar definitivamente o seu negócio em sinônimo de qualidade e bom atendimento. Não há filosofia empresarial que resista, sem resultados e, não há empresa que resista sem filosofia de trabalho, portanto, ter um negócio rentável e manter uma equipe alinhada, confiável e comprometida com o bom atendimento será sempre um privilégio em qualquer lugar do mundo.
A Gestão do Conhecimento, nada mais é do que assegurar que, os bons profissionais de sua empresa que se desligam para abrir seu próprio negócio ou por uma oferta melhor, não levem consigo toda a bagagem cultural e técnica da sua empresa, sem deixar um “substituto” a altura com os traços culturais similares. Isso também vale para os que se aposentam.
Neste sentido a empresa necessita oferecer informações claras sobre cada uma das atividades de pessoas chave, identificando, criando e obtendo benefícios das oportunidades de crescimento individual do funcionário, independente da possibilidade de promoções. Convencer as pessoas por exemplos e competências específicas que do que o seu negócio necessita e, como obtê-las. As empresas precisam de líderes capazes e confiantes para oferecer coaching de desenvolvimento aos outros funcionários sendo que isso é feito no início por um Coach externo, com experiência em “Gestão do Conhecimento” especificamente em se tratando de nichos de mercado específicos, gerando oportunidades de aprendizado contínuo como combustível para melhorar o desempenho do negócio. Isto deve dar-se nas áreas de administração, comercialização, custos e formação de preços, PCP e naturalmente todas as fases de produção.
Algumas empresas continuam investindo valores elevados em marketing, imagem da organização e tantos outros fatores importantes para aumentar os lucros e garantir uma percepção positiva dos clientes frente seus produtos e serviços. O fato é que preço, variedade de produtos e serviços, tecnologia, qualidade, logística, prazo e condições de pagamento são importantes, mas podem ser igualados pelos concorrentes. O que faz realmente a diferença no mercado cada vez mais competitivo SÃO AS PESSOAS. Pessoas atenciosas e preparadas técnica e comportalmente para lidar com o dia a dia dos negócios e suas exceções é essencial para o crescimento da empresa. Para tanto, a Gestão do Conhecimento, passa a ser uma ferramenta fundamental para a EMPRESA.
Muitas entidades e empresas de “treinamento” dizem que falta treinamento ao Gestor e aos seus Subordinados. É sabido que mais de 50% das empresas em todo o mundo colocam a comunicação entre os seus funcionários como a principal causa dos seus problemas do dia-a-dia. Um vendedor precisa da ajuda de um colega sentado do outro lado do escritório, no departamento financeiro, e ao invés de falar com palavras da área financeira, o vendedor fala “vendedorês”. Alguém na produção precisa da ajuda de um colega no departamento comercial, e ao invés de falar uma linguagem comercial, ele fala “MAQUINÊS”.
"Nós fomos treinados para pensar em nós mesmos. Não fomos educados, para pensar nas outras pessoas". Se isso é uma verdade – e é, MUDEMOS A REALIDADE!
NÓS SOMOS TREINADOS para vender; não fomos educados para ajudar os outros a crescer e prosperar. NÓS SOMOS TREINADOS para repetir “segue anexo, segue abaixo, vimos por meio dessa, sem mais para o momento, etc” e não educados para falar “antes que você me solicite, antes que você precise - um grande abraço, etc., formas bem mais cordiais e menos formais de se comunicar”.
Seja educado em vez de treinado. ”Fale a linguagem de seu interlocutor”. Nada menos que isso interessa. Existem casos onde seu interlocutor não entende o que você transmite, seja por deficiências técnicas ou por total desconhecimento do conteúdo. Se você tivesse sido educado, para entender de que seu interlocutor não está entendendo o seu diálogo, você certamente saberia de alguma forma, com outras palavras explicar a ele com palavras simples o que gostaria de transmitir. Por esta razão a introdução em sua empresa da Gestão do Conhecimento é de suma importância, pois educa os elementos de tal forma, que consigam transmitir informações precisas e necessárias para o bom andamento da empresa, sem erros nem falsas interpretações.
As palavras de Ken Blanchard, especialista em liderança, são apropriadas para encerrar nosso bate papo de hoje: “O lucro é o aplauso que você recebe por cuidar bem de seus clientes e criar um ambiente interno na empresa, motivador para o seu pessoal.”
Pense nisso, eduque e tenha sucesso!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)