A LABELEXPO europa terminou em dois de outubro. E dai? :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

A LABELEXPO europa terminou em dois de outubro. E dai?

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A Labelexpo Europe encerrou sua 35º edição em Bruxelas no dia dois de outubro passado, com um público de 31.800 visitantes de 146 países, sendo a grande maioria composta de convertedores da Alemanha, França Itália e Bélgica, conforme informou a administração da Feira.

Para muitos dos frequentadores, foram apresentadas novidades e tendências na área de Rótulos e Etiquetas Autoadesivas. Contribuíram, mostrando novos desenvolvimentos de materiais e sistemas as empresas Avery Dennison, Blippar, EyeSee e Seido Systems. Foi também lançada na Labelexpo Europa 2015 por empresas parceiras como a Maan Engineering, Appvion, Henkel, MPS, Ravenwood Packaging, Sato e Bostik, os rótulos e etiquetas autoadesivas SEM LINER o que chamou bastante a atenção dos visitantes.

Outra novidade apresentada foi através da Accraply, que mostrou sua nova seladora contínua para sleeves cujo modelo foi negociado dois dias após a apresentação para entrega em 2016. Na área de materiais de beneficiamento superficial foi igualmente apresentado um verniz base água, para dar ao produto a aparência de “Soft Toutch”. Já a Avery Dennison trouxe diversos novos suportes de PE, como por exemplo, TrueCut, Aqua Opaque, AeroDress, Película reciclável para vidro e suportes de PE-Bio, que atraíram inúmeros visitantes e já clientes da Avery.

A área digital foi exaustivamente mostrada em todas as suas interfaces, com programas específicos de montagem, combinadas com os sistemas de impressão e do corte final a laser. A DPR italiana empresa especializada em sistemas de corte a laser, apresentou os sistemas Taurus e Ayres, bem como o novo sistema de acabamento digital “Scorpios” que estará disponível até o final deste ano na Ásia e nos Estados Unidos.

Já a divisão de Rotulagem e Embalagem da Durst, mostrou seu sistema e equipamento Tau 330 que configura todo o processo de impressão digital Ink- jet e que foi adquirido por uma empresa na GB e na França. Este sistema é indicado para pequenas tiragens e empresas convertedoras de pequeno porte.

Outras empresas de sistemas de conversão e de equipamentos específicos para a área de conversão de rótulos e etiquetas adesivas, bem como de Sleeves e InMold Label apresentaram suas novidades. Entre elas podemos citar a Gallus, Epson, Episcan, Fuji, Esko, ETI e vários outros, trouxeram boas novas para a melhoria da produtividade e redução de custos do setor.

Sabemos aquí em nosso país que a tecnologia existe. No momento nossos problemas político-econômicos nos absorvem de tal forma, que o pequeno e médio convertedor, não imagina poder adquirir estas tecnologias, pelo menos não neste momento.

É hora de olharmos para dentro das nossas empresas e verificar Custos, Produtividade e Gestão Global ou como também podemos denominar de Business Intelligence. Feita a “lição de casa”, seja com ou sem ajuda externa, certamente estaremos olhando tudo isso com outros olhos. Minha esperança e que todos do setor, leiam um pouco menos jornais com manchetes sensacionalistas e prefiram ler os relatórios do desempenho interno de suas empresas.

Boa sorte e, preparem-se para 2016, pois continuará a não ser fácil.

FONTES: Gallus, Avery, DPR, Durst, Labelexpo Press.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO