A nova geração de líderes na indústria gráfica
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Estamos diante de uma revolução no ambiente de nossas empresas, queiram vocês ou não, aceitar este fato.
Novas formas de pensar, de se comunicar, de atuar e de fazer negócios já são realidade com a presença da nova geração de administradores, nas nossas gráficas mudando a cultura empresarial.
Como consultores e Coaches, entramos de cabeça no mundo dessa geração e de seus “tutores”. Ouvimos suas histórias e desenvolvemos profunda apreciação por seus pontos fortes e pontos fracos. Descobrimos que os jovens dessa geração não gostam que lhes digam o que fazer, mas querem que lhes digam.
Não faz sentido? Pois é! Os jovens gestores sentem que merecem privilégios e querem ter oportunidades imediatas. São também bastante viajados, tolerantes e socialmente conscientes, sendo um grupo bastante heterogêneo.
Leitura obrigatória para quem já se surpreendeu ou se frustrou com seus pares de trabalho desta nova geração de gestores, são diversos livros onde estudando a Geração Y e a Geração Z, nos trazem uma abordagem direta que nos ajuda a entender os jovens da atual força de trabalho, com as mais variadas soluções atitudinais.
Devido a criação e a cultura do período de sua formação, esse grupo de novos gestores ou líderes, tem ética e postura profissional totalmente diferentes, assim como um conjunto de valores que abala todas as estruturas existentes nas nossas gráficas hoje em dia. As frustrações de gerenciamento das gerações anteriores são evidentes porque elas davam um duro danado para serem promovidas.
Tinham que sacrificar o tempo, a família, realizar tarefas braçais para agradar seus supervisores e trabalhar longas horas para ganhar algum respeito. As frustrações da nova geração também são evidentes porque as pessoas querem viver a vida agora, não quando se aposentarem.
Eles valorizam o tempo livre, a energia e a saúde no trabalho, que deve fazer parte da vida, não a própria vida. Nisso reside o contraste de valores que está fazendo o mundo corporativo balançar hoje em dia. É claro que as pessoas desta nova Geração também têm seus defeitos, mas não é isso que uma geração sempre diz de outra?
Para ajudar na transição pacífica dessa geração para o ambiente de trabalho da geração anterior é bom conhecer seus fundamentos psicológicos, vantagens e desafios. O consultor com estratégias de coaching e formas de aprimorar os pontos fortes, atenuar os pontos fracos e revelar todo o potencial dos jovens talentos é de fundamental importância.
No futuro, somente líderes inspiradores sobreviverão e conseguirão resultados excepcionais. Depois de se inspirar, o novo líder precisa aprender a se comunicar com seus liderados. É nesse ponto que sempre costumamos falar sobre a importância de um líder saber se comunicar com perfis diversos de liderados.
O líder precisa aprender a se comunicar com seus liderados de forma que eles entendam a mensagem com clareza. Ou seja, o líder tem que ser flexível o suficiente para se adequar aos seus liderados e não o inverso. A forma de negociar pelos novos líderes nos trazem diversos ‘insights’, completamente diferente da forma usada pelas gerações mais experientes do mundo corporativo.
Para finalizar queremos acentuar a competência mais importante que deve ter um gestor líder, ou seja, A INTEGRIDADE.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.