Thomaz Caspary: A Reforma Trabalhista – você, empresário gráfico, está preparado? Um pouco mais de atenção é necessária! :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

A Reforma Trabalhista – você, empresário gráfico, está preparado? Um pouco mais de atenção é necessária!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Aproxima-se o dia 11 de novembro de 2017 quando entra em vigor a LEI 13.467/2017 que na verdade não tirou qualquer direito do trabalhador, não alterou nem férias nem mesmo o 13º salário, não alterou a jornada de trabalho, ou mesmo diminuiu o percentual de acréscimo em caso de horas extras ou do adicional noturno e também não mexeu com regras do FGTS, estabilidade ou ainda no Descanso Semanal.

Mesmo assim, existem várias manifestações contrárias às mudanças. Mudar é um processo difícil de encarar, mas por diversas razões que não nos são óbvias, dificultam o nosso raciocínio. Se você, caro amigo gráfico, tirar uma horinha para discutir com seu advogado ou contador, esta nova fase das relações trabalhistas verá que não é um bicho de sete cabeças.

Sei que está havendo muita confusão no judiciário. Alguns assuntos com auxílio da nova interpretação e jurisprudência, certamente irão esclarecer assuntos, como por exemplo o caso da terceirização e das horas in intinere.

Para ajudá-lo, a tomar certas precauções, peçam sempre a ajuda de vosso advogado com relação aos diversos pontos controversos.

1. CUIDADOS Avalie cada medida que pretende adotar em sua gráfica. Procure antecipar quais a reações que esta medida poderá provocar. Custeie cada uma destas medidas.

2. AVALIE OS SINDICATOS Faça uma avaliação do ´posicionamento de cada um dos sindicatos (Patronal & Trabalhadores) com relação à medida a tomar. Verifique se a medida já não está prevista na Convenção em vigor, lembrando sempre que a convenção tem um prazo de duração que precisa ser cumprido. Saiba que é importante obter a concordância do Sindicato.

3. BUSQUE NA CLT O ART. 468) Avalie a forma como quer implantar a nova medida, tendo em mente de que uma mudança radical e abrupta pode causar prejuízo direto ou mesmo indireto.

4. CONVERSE MAIS COM SEUS COLABORADORES Bata um papo com seus colaboradores, tentando sentir seus anseios. Isso você só conseguirá se tiver um diálogo constante com sua equipe. Caso tenha gestores de departamento, peça a eles se juntarem ao papo.

5. PREPARE OS SEUS GESTORES PRINCIPAIS Prepare os chefes de setor, para que mantenham um constante diálogo aberto com seus subordinados, sabendo avaliar o desempenho e corrigir os desvios com palavras adequadas (e não na ameaça ou porrada). Ouvir atentamente a Rádio Peão quando as coisas não estão bem ou q1uando vai estourar um pepino.

Vivemos um novo momento nas relações de trabalho. Está mais do que provado, de que os sindicatos, principalmente em função da prevalência do negociado sobre o legislado. Por esta razão teremos que intensificar nosso diálogo junto aos Sindicatos Patronais e dos Trabalhadores.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO