A sensação da tinta e do papel
Vanessa Mezzadri Brudzinski
A nostalgia tomou conta de mim. Por alguns instantes me senti o crítico gastronômico do Ratatouille que volta às lembranças da infância por saborear abobrinhas. Só que o que me fez sentir assim foi uma caixa com impressos especiais, o belo Palíndromo.
Há muitos anos, quando ainda era estudante de design, fiz um cadastro no site da extinta gráfica Takano e recebi 4 exemplares do material que eles produziam como portfolio: A Revista. Uma maravilha! Pauta, criação, impressão e acabamento impecáveis. Cada peça era trabalha individualmente, um super cuidado no design. Usavam e abusavam de impressões com cores especiais metalizadas e neon, capas com impressão serigráfica ou hotstamping e faca especial no papelão paraná que ressaltavam a arte de Niemeyer.
Lembro-me de outro material, eram calendários de parede que o estúdio A10 fazia. A cada mês chegava uma surpresa, uma temática, um tipo de impressão e papéis diferentes. Infelizmente deste eu não tenho nenhum, mas ficou na lembrança.
De lá pra cá vi e acompanhei tantos outros impressos, mas sinceramente, nenhum com a qualidade gráfica e editorial que A Revista e o calendário A10 possuíam.
Até que ontem recebi uma encomenda especial. Uma bela caixa, ricamente elaborada com vários livrinhos que trazem na sua essência o tema Tempo. Para quem não conhece este material, ele é o portfolio de duas empresas, a Rona Gráfica e Editora e do estúdio Greco Design. Claro que conta com o envolvimento de alguns artistas e colaboradores convidados.
O Palíndromo me trouxe novamente os papéis texturizados, o cheirinho de tinta, as cores neon, os recortes e dobras especiais. A sensação, o estímulo, a nobreza, a delicadeza. Voltaram as fotos, o texto, a tipografia. A comunicação com o design. O impresso com a sensibilidade. O cartão escrito à mão. O abraço e a boa leitura.
E tem como não ser nostálgica?
Vanessa Mezzadri Brudzinski
Professora de Produção Gráfica no UniBrasil
vanessamezzadri@gmail.com
Ciano 40 / estudos em produção gráfica