A verdadeira importância dos brindes personalizados
Adriana Martins
Quem nunca recebeu um brinde ou um item promocional personalizado e não se sentiu mais especial ou valorizado por isso?
Com o aumento da competitividade das empresas no mercado e surgimento de uma classe consumidora cada vez mais exigente, tornou-se muito corriqueiro e frequente o oferecimento de brindes e materiais promocionais personalizados, por parte de empresas de diversos segmentos, para seus clientes, potenciais clientes e parceiros de negócios.
Os resultados podem surpreendentes com uma simples entrega de um brinde à pessoa ou grupo de pessoas certas. Tudo irá depender da estratégia promocional e de marketing da empresa, trazendo excelentes retornos, tais como aumento de participação no mercado (incremento do market share) e fidelização de clientes.
Entre os demais benefícios que os brindes podem promover, encontram-se: fortalecimento de relacionamentos, manutenção da marca na lembrança dos clientes, difusão da marca, reconhecimento do cliente, além da clara demonstração de afeto com o receptor do brinde, aproximando-o ainda mais.
Porém alguns cuidados essenciais devem ser levados em conta na elaboração dos brindes promocionais. Brindes e artigos promocionais devem ser realmente úteis e funcionais para quem os recebe. A utilidade dos brindes, por sua vez, deve estar totalmente relacionada com a atividade de seus receptores, de forma, a tornar o brinde um item de realmente valioso para seu destinatário.
Os brindes personalizados ou customizados são os preferidos nos projetos de comunicação e marketing, assim como também fazem muito sucesso entre seus receptores, como os bottons por exemplo. Isso porque tendem a criar uma sensação de unicidade, ou seja, geram em seus destinatários um sentimento de ser especial, já que trata-se de um item único confeccionado exclusivamente para aquele determinado cliente, resultando em um relacionamento comercial ainda mais promissor e próximo.