Abrindo seu próprio negócio
Dinheiro e conhecimento são fundamentais para o sucesso de quem quer abrir seu próprio negócio!
Robson Yuri Simões
Algumas pessoas interessadas no segmento de rótulos e etiquetas ou mesmo de embalagens flexíveis me procuram em busca de orientação de como é ou como abrir seu próprio negócio de produção de rótulos.
Alguns me dizem que tem o capital necessário e que já trabalharam na área, mas será que isso basta?
Bom, diria que isso é um começo. Mas, não faz de sua empresa um caso de sucesso. Conhecer o negócio e ter dinheiro são fundamentais para que o início seja menos traumático.
O fôlego financeiro nos primeiros meses é um fator de extrema importância pois, no início temos muitas despesas e os primeiros frutos das vendas só ocorrem depois de dois, três meses do start da empresa.
A burocracia para abrir qualquer negócio no Brasil também atravanca todo o processo e desanima muitos investidores. Superar este período só é possível com dinheiro verdade seja dita. Não dá para ficar dois as vezes três meses aguardando o CNPJ ou a documentação sair para poder comprar matéria prima em nome da empresa. Quando isso ocorre, o desespero de muitos começa. O empreendedor inicia o primeiro erro na vida de administrador de seu pequeno negócio, compra produtos, serviços e matéria prima em seu nome, ou seja, como pessoa física. Neste ponto começa a misturar sua vida pessoal com a sua vida empresarial e ai não tem mais volta. Por isso, ter uma boa reserva para aguardar todo o processo de documentação e começar certo é fundamental. Não cometa o erro de adquirir produtos e serviços e depois achar que "lá na frente eu pego de volta o dinheiro", isso não dá certo, não conheço ninguém que conseguiu realizar estar proeza de forma simples.
Outro fator que marca o início é o conhecimento. Saber como funciona uma máquina, saber imprimir ou mesmo saber vender (que o comercial é importante, mas é um outro assunto que dá muito o que falar), não garantem que sua empresa vai "bombar". Muito pelo contrário, saber imprimir não é requisito para o sucesso e conhecer o comprador de uma multinacional não garante a venda. O processo todo é um conjunto de regras e procedimentos para garantir o fluxo do processo de fabricação e também a qualidade do produto. Além disso devemos pensar na logística de entrega para que o produto chegue no prazo ao cliente, caso contrário tudo estará perdido.
Este assunto é longo e também cativante. Para resumir, abaixo fiz uma pequena lista do que você precisa saber para ter um início no segmento de banda estreita com excelentes chances de sucesso:
- § capital - sem um bom capital para lhe dar fôlego no início as chances são menores
- § conhecimento do mercado - iniciar em um segmento sem conhecer o mercado é loucura. Pesquise, vá a feiras, eventos do setor, participe de encontros como os promovidos pela ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas), etc.
- § conhecimento técnicos - sem capital e sem conhecer o mercado tudo é mais difícil. Mas, um mínimo de conhecimento técnico você precisa. Saber que máquina faz o que, como é o processo de impressão, matérias primas o básico de aplicação são matérias que devem ser estudadas antes de se aventurar. Isso não é difícil, com dedicação e organização em uma semana você já saberá o básico para do mínimo necessário. Lembre-se, estude, pesquise, pergunte e escute, desta forma aprenderá rápido.
- § conhecer os preços de mercado e como formar preços - não adianta entrar em um segmento e achar que vai ficar milionário da noite para o dia. Você tem que saber qual é o preço que seus agora concorrentes cobram, qual o custo do frete, qual o tempo que leva para receber uma mercadoria, saber formar preços e formar uma planilha de seus custos diretos e indiretos, entre outros cálculos de despesas e receitas para que você forme um preço competitivo sem ter prejuízos.
- § fornecedores contatos - ter uma boa carteira de fornecedores é tão e necessário quanto ter uma boa carteira de clientes. Vender sem saber onde encontrar a matéria prima é dar um "tiro no pé". Não se iluda, você precisa sim ter um bom relacionamento com seu fornecedor, ter ele ao seu lado, saber das novidades dele dia-a-dia, das promoções, lançamentos, projetos e planos de descontos proporcionais para compras com maior volume. Só assim você poderá sempre indicar produtos melhores e mais em conta (competitivos) para seu cliente.
- § Máquina e ferramenta certa - tudo acima é perfeito, mas, para fabricar rótulos ou etiquetas você precisa da máquina certa dimensionada para aquilo que você esta se propondo a vender. As máquinas e ferramentas são resultados do seu conhecimento de mercado, perspectivas futuras, capacidade e poder de investimento e conhecimento. Sem isso, não adianta entrar em um fabricante A ou B nacional ou importado e comprar uma máquina 5 cores, com UV, Laminador, hot-stamping, etc, se o mercado que você conhece e possui know how é baseado em etiquetas a duas cores para padaria (etiquetas de balança), não fecha a conta. Como diria uma amigo de longa data "Comprar um foguete para atravessar a rua". Neste caso você só jogou dinheiro pelo ralo que em algum momento poderá fazer falta.
Existem outros fatores como local físico onde sua empresa foi concebida, formação de equipe operacional e de vendas, divulgação da empresa, classificação da empresa junto aos órgãos públicos para minimizar o impacto de impostos. Sim impostos, seu contador é fundamental neste ponto. Ele poderá colocar sua empresa em uma categoria onde você estará pagando tudo direitinho e ainda economizando um bom dinheiro.
Onde conseguir mais informações?
Como disse no início, conhecer e estar já no segmento ajuda mas não é tudo. Associações de classe como ABIEA, seus clientes ou prospects são fontes úteis. Seu contador não sabe fabricar etiquetas ou rótulos, mas se você chegar com tudo certinho e com conhecimento fica mais fácil ele classificar a abertura de sua empresa para um nível que os impostos e taxas sejam mais "suaves", importante para sobreviver hoje em dia.
* Robson Yuri Simões é consultor para o setor gráfico com mais de 25 anos de experiência no setor de banda estreita, é técnico formado pela escola SENAI Theobaldo de Nigris e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá. Possui vários cursos de especialização como empreendedorismo pelo SEBRAE, Balanced Scorecard pela FGV, Administração do tempo e atendimento ao cliente além de cursos de programação e mecânica sendo Partner da ASCON Group para software e desenvolvimento de projetos utilizando KOMPAS-3D. Desenvolvedor sistemas e projetos especiais personalizados e reengenharia de máquinas, peças e partes.