Ainda é válido fazer ações de marketing com envio de cartões e presentes no final do ano?
Nesta época cresce a procura por gráficas por empresas com foco na ação de marketing.
Gustavo Loureiro
Com foco em relacionamento e fidelização de clientes e funcionários, muitas empresas ainda presenteiam brindes com cartões, entre outras coisas, no final de ano. Mas, será que isto ainda é usual e funcional? Se depender das solicitações feitas às gráficas entre outubro e janeiro, que têm o trabalho dobrado, muitas empresas de pequeno e médio porte ainda veem bons resultados neste trabalho que busca manter o negócio aquecido no próximo ano.
O brinde pode ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, como, fidelizar e trazer à memória a lembrança da marca ao público-alvo; é também uma forma de agradecimento e reconhecimento ao bom relacionamento comercial mantido durante o ano que se encerra, e pode facilitar um contato inicial com um eventual novo cliente em potencial.
Dependendo dos objetivos desejados, são enviados brindes com perfil diferente, levando-se em consideração: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. Eles podem ser convites, cartões-postais e até mesmo calendários personalizados, para que a pessoa sinta um tratamento mais pessoal e, com isso, a ação atinja o desígnio desejado. Está cada vez mais complicado falar com o público-alvo através do alto-falante, você acaba falando para quem não é seu target também. O ideal é fazer uma ação de marketing mais direcionada e fixada em segmentos específicos de mercado.
Não é difícil perceber que um brinde sempre é um objeto de desejo, basta observar a movimentação em determinadas feiras, estandes e até em supermercados. A fórmula, por mais que pareça antiga, ainda é muito usual e há uma grande procura por cartões-postais, agendas, calendários e blocos de notas atualmente. De olho nesta crescente procura dos empresários, empresas do setor esperam dobrar o volume de pedidos em relação ao ano anterior neste final de ano.
A novidade no segmento é que atualmente há como usar empresas Web-to-Print, ou gráfica on-line, onde é possível escolher o brinde ou o cartão com o design desejado, fazer a customização necessária com os dados comerciais ou pessoais, revisar e depois solicitar a quantidade de impressão, que será produzida em um parque gráfico, sem precisar retirar no local, pois será entregue em endereços de todo o Brasil. Tendo apenas o cuidado de escolher uma empresa profissional e de credibilidade no mercado, para não cair na mão de amadores que oferecerão um produto que pode prestar o desserviço de denegrir uma marca pela má qualidade de acabamento e impressão.
* Gustavo Loureiro gerente de e-commerce da PrintBros.