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Aplique a estratégia certa em sua empresa gráfica! Não deixe que outras estratégias o conduzam!

Mais do que nunca as empresas gráficas precisam acompanhar as tendências do mercado nacional e internacional, monitorar os movimentos de seus clientes, e principalmente as estratégias da concorrência, além de conhecer profundamente as novas tecnologias

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A importância do Orçamento da sua gráfica é tão grande, que sem ele, você não consegue planejar absolutamente nada na empresa, muito menos traçar uma estratégia. O processo de preparar, executar e monitorar o orçamento da sua gráfica é de vital importância, pois constitui a ferramenta básica para o planejamento de uma estratégia e para o controle do que foi planejado. Más, o que vem a ser o Orçamento? Orçamento, nada mais é do que uma declaração de planos financeiros para um determinado período, como por exemplo, 1 ano, 2 anos, etc. Em geral a gente imagina que ele deva incluir somente os gastos e as receitas. No entanto, o orçamento deve incluir também os planos da empresa para os seus ativos e passivos bem como as estimativas de épocas e valores previstos para as entradas e saídas de caixa, ou seja, o fluxo de caixa orçado.

 

Quais são os principais objetivos de um orçamento?

Em primeiro lugar temos o Planejamento e a Estratégia que visa auxiliar a programar as atividades de uma forma lógica e sistemática e que tenha a ver com a filosofia de médio e longo prazo proposta pelo(s) dono(s) da gráfica. O segundo ponto importante é o da Comunicação e Informação onde poderemos obter informes dos objetivos, planos e oportunidades desejadas pela direção da empresa e que poderá ser informada com facilidade a todos os líderes de equipes. Em terceiro lugar vem a Coordenação, pois o orçamento ajuda a coordenar as atividades das diversas partes da empresa, procurando garantir a consistência das ações. Costumamos usar para isso parte das Boas Práticas de Gestão Empresarial. Também a Motivação é um dos objetivos do orçamento empresarial, pois deve fornecer estímulo aos diversos chefes de setor, para que atinjam as metas propostas pela direção da empresa. A Avaliação é um dos principais objetivos do orçamento empresarial, pois fornece bases para a verificação do desempenho de cada setor, tendo em vista as metas traçadas para seu departamento. Finalmente o Controle tem o seu objetivo no orçamento, pois podemos comparativamente com os resultados reais da gráfica, fazer periodicamente os ajustes necessários.

Embora o orçamento empresarial seja mais usado em gráficas médias e grandes onde são cultivadas técnicas administrativas com programas de gestão, a utilidade do orçamento empresarial em pequenas gráficas é igualmente de muita utilidade. Para fazer orçamentos adequados ao tamanho da sua gráfica, você deve identificar quais as suas responsabilidades como dono da empresa e qual a responsabilidade de seus subordinados de comando. A validade e a utilidade dos orçamentos dependem das pessoas que os elaboram. Lembre-se: orçamento e controle devem estar sempre lado a lado. - Falamos muito das vantagens e necessidades do orçamento da empresa. Certamente o orçamento traz muitos benefícios, podendo, porém apresentar também alguns inconvenientes. Entre alguns inconvenientes, podemos citar um aumento de "papelada" que podem absorver um determinado número de horas de trabalho que você como empresário gráfico acha não ser necessário. Os resultados de um orçamento não são vistos imediatamente já que seus benefícios só poderão ser medidos ao longo de certo período. O orçamento empresarial exige certa padronização além de poder encontrar resistência por parte de chefes relutantes em adotar novos procedimentos. Nossa visão é de que você como empresário gráfico deva fazer o seu orçamento, planejando o que pretende fazer com a sua empresa e reagindo às dificuldades de seus subordinados a se adaptarem às mudanças.

 

Utilize o orçamento empresarial como estratégia de negócios.

O orçamento é a colocação em prática dos planos de negócios da empresa. Ele se incorpora não somente ao planejamento de negócios como a todos os processos de controle da sua empresa. Você como dirigente, elege as opções estratégicas com mais possibilidades de atingir os objetivos traçados criando novos planos de médio e longo prazo. Para tanto, você precisa também avaliar as tendências de mercado, dos impressos que você tem feito ultimamente, modificando estratégias e procurando constantemente novos nichos de mercado, se necessário. Você deve fazer primeiramente um Planejamento em Curto Prazo onde você deve preparar programas e planos de ação. Verifique como está o mercado em relação à sua empresa e reavalie constantemente o seu planejamento mercadológico. Já o Planejamento em Longo Prazo, engloba a determinação dos objetivos da sua gráfica, analisando as opções estratégicas não só de mercado más de tecnologia e dos tipos de impresso que você vai oferecer ao mercado. Na sequencia defina as necessidades de recursos tanto físicos, como financeiros e humanos para a sua empresa. Finalmente você tem que se dedicar ao controle de tudo isso. Para tanto prepare relatórios gerenciais, avaliando as distorções entre o planejado e o realizado. Decida como corrigir as divergências e empreenda medidas corretivas eficazes.

 

Estratégias equivocadas

Empresas de todos os setores enfrentam uma maior concorrência e regulação. Estes fatores exigem estratégias empresariais acertadas. E estas estratégias, só podem ser consideradas acertadas se as empresas estiverem acompanhando as tendências do mercado brasileiro, monitoramento os movimentos de mercado e da concorrência, além de conhecer profundamente seus clientes e consumidores. Chega de olhar para dentro da empresa. A hora é olhar para fora (onde está o cliente)!

Pense sempre no Orçamento empresarial como tática para melhorar os seus negócios, assegurando-se de que sua gráfica tem planos e estratégias de curto, médio e longo prazo bastante claros. Caso você não tenha condições de fazê-lo sozinho, peça ajuda a amigos mais experientes ou a um consultor da área. Além disso, a implantação hoje em dia dos sistemas de "Boas Práticas de Fabricação e Gestão", não são mais um puro "bla, bla, bla".

Fonte: Artigo PUBLISH 119

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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