As blanquetas metalgráficas de alta performance num mercado cada vez mais exigente
Phoenix Xtra Blankets, em parceria com a Dugraf
Nos últimos anos, o mercado metalgráfico brasileiro tem passado por mudanças em função da migração do processo de impressão com tintas convencionais, para o processo ultra-violeta (UV), além da redução do tamanho dos lotes impressos, da evolução na pré-impressão que possibilita a conversão de cores especiais para composições em cromia, do aumento da exigência qualitativa nos impressos, dentre outros fatores.
O conjunto destes elementos tem feito com que as metalgráficas trabalhem por um controle minucioso durante seus processos de impressão e busquem utilizar insumos mais nobres que os favoreçam na relação custo x benefício, aumentando a produtividade de suas impressoras, reduzindo as perdas e superando as expectativas dos clientes com a qualidade da impressão nas embalagens metálicas.
Em meio a esse mercado de concorrência acirrada, as metalgráficas estão buscando diariamente o aumento da eficiência em seus processos e a relação custo x benefício mais favorável, para definir qual insumo adquirir. Essa avaliação torna-se imprescindível para atingir os resultados esperados.
Dentre os insumos necessários para impressão metalgráfica off-set, com impressoras de alta performance, destaca-se as blanquetas, um consumível que cada vez mais tem um papel de destaque nas metalgráficas. Entre os principais pontos que uma blanqueta de qualidade pode alavancar no resultado final do impresso, cita-se: a manutenção da estabilidade do impresso com reprodução fiel e estável dos pontos de retícula; alta durabilidade, por apresentar excelente resistência química às tintas, aos solventes e demais químicos; redução nas perdas por apresentar excelente quick release (QR), que favorece a livre passagem das folhas metálicas entre as unidades durante a impressão.
O setor de suprimentos das metalgráficas brasileiras tem, progressivamente, determinado a aquisição dos seus insumos, não somente pelo custo na aquisição, mas por uma análise mais ampla e técnica que avalia a qualidade do impresso, o rendimento, durabilidade, estabilidade e como este insumo contribui para gerar valor no processo de impressão.
A fabrica de blanquetas 100% alemã, Phoenix Xtra Blankets apresenta, em seu portfólio, várias opções que atendem ao mercado metalgráfico. Pode-se destacar a Topaz Carat, destinada às impressões no processo convencional e híbrido, e a Ruby Carat, destinada às impressões UV. A blanqueta Ruby é utilizada nas metalgráficas brasileiras desde 2006, confirmando os mesmos resultados de excelência observados nas metalgráficas da Europa, América do Norte e Ásia, por exemplo, com recomendação dos principais fabricantes mundiais de impressoras.
Por isso, no último mês de março, a Phoenix, em parceria com a Dugraf, ministrou workshops na região de São Paulo, nas empresas Cerviflan, CMP e Prada, com o objetivo de estabelecer uma aproximação com seus clientes, repassando conteúdo técnico sobre seus produtos, dando sempre destaque a blanqueta Ruby, utilizada hoje nas linhas UVs das maiores metalgráficas do mundo.
Affonso Henriques Carvalhaes, representante técnico da Phoenix Xtra blankets para o mercado metalgráfico no Brasil, afirma que é necessário instruir os clientes sobre o potencial máximo das blanquetas e como utilizá-las corretamente. Desta forma eles conseguirão perceber claramente as vantagens das blanquetas Phoenix na relação custo x benefício.
Dentre os tópicos apresentados nos workshops, deu-se destaque para:
- Os detalhes construtivos de uma blanqueta de alta performance, os cuidados na seleção correta dos insumos que as compõe e no seu processo de fabricação;
- A diversidade de modelos de blanquetas Phoenix e o que as diferencia para cada aplicação no mercado gráfico;
- A importância da manutenção da pressão entre os cilindros de maneira constante e padronizada, correta utilização de calços para maior durabilidade das blanquetas e das impressoras offset;
- Os cuidados que devem ser tomados com a compatibilidade química das blanquetas com solventes, tintas e outros produtos usados no processo de impressão;
- Boas práticas para montagem das blanquetas nos cilindros e cuidados durante a impressão;
- Cases de sucesso que utilizaram blanquetas Phoenix para seus impressos.
Conseguimos reunir nos workshops desde coordenadores dos departamentos metalgráficos até profissionais aprendizes no processo offset. Isso demonstra o crescente interesse, importância e crédito que as metalgráficas estão dando a este tipo de relação de parceria com seus fornecedores.
* Phoenix Xtra Blankets, empresa alemã, é referência na produção de blanquetas – borrachas que transferem a tinta para a superfície de impressão, em máquinas offset. A Dugraf é distribuidora dos produtos da Phoenix no Brasil.