Aspectos importantes que matam a sua Gráfica
Thomaz Caspary ( In memoriam )
O Ramo das Indústrias Gráficas em nosso país é repleto de homens de negócio que sabem fazer a diferença. Seja porque tomam decisões rápidas, porque administram bem a sua gráfica em um momento de crise ou, até mesmo, porque conseguem formar uma equipe alinhada com os interesses da empresa. Um estudo feito em Rochester (USA) entrevistando 150 empresas de pequeno e médio porte concluiu que nem todas as gráficas contam com bons executivos.
Muitas destas gráficas contam com donos, sócios ou executivos que cometem desvios de conduta, fatais para o seu negócio. Podemos enumerar alguns destes pequenos desvios que foram citados neste estudo:
Donos de Gráfica são autossuficientes! Uma das características mais comuns destes empreendedores executivos tem a ver com a ideia de eles se enxergarem como a própria empresa gráfica, ou seja, têm a necessidade de dominar o ambiente a ponto de não permitir a evolução natural da empresa.
Não separam interesses pessoais e profissionais identificando-se tanto com a empresa, que não existem barreiras entre seus interesses pessoais e os interesses da gráfica. Na cabeça deles, trata-se de uma única coisa.
Têm sempre todas as respostas julgando-se tão capacitados que têm todas as soluções para todos os problemas da sua empresa. Normalmente, costumam ser rápidos na hora de propor soluções. Alguns até se consideram tão completos, que acreditam que não precisam de mais ninguém, mesmo porque, ninguém poderia ter uma ideia ou solução melhor que a deles.
Têm dificuldade para superar obstáculos ficando intimidados quando lhe sugerem uma ajuda externa. Não conseguindo encarar esta sugestão como algo temporário e que pode ser superado em pouco tempo, empurram este tipo de decisão com a barriga.
Em resumo, podemos afirmar de que alguns poucos donos de gráfica ou mesmo executivos não têm a humildade de admitir as próprias falhas, simplesmente porque se acham perfeitos. É claro que, se você percebeu que está cometendo um ou mais dos erros listados acima, ainda há uma esperança – mude o quanto antes.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)