Como a falta de informação pode causar o fracasso da gráfica
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Podemos afirmar com absoluta convicção que a reclamação número um dos profissionais de todos os setores da gráfica é a falta de clareza nas informações. Isto significa que todos sabem o que precisam fazer hoje, mas poucos sabem ao certo se as informações recebidas são realmente confiáveis.
Como consequência, saem serviços errados, atrasa-se o trabalho por falta de informação e os funcionários se empenham menos e, com o tempo, acabam desmotivados.
A verdade é que ninguém gosta de ser um mero "robô". Participar da tomada de decisões sendo suas opiniões pelo menos ouvidas, bem como saber o sentido do seu trabalho, é essencial.
COMO A EMPRESA PERDE TEMPO E DINHEIRO.
Se os funcionários de cada setor não conhecem o que devem fazer e as estratégias adotadas, eles não fazem mais do que olhar para o próprio umbigo, de forma que agregam pouco à empresa. Esta, por sua vez, perde tempo e dinheiro, ao não disseminar informações importantes.
Quando falta clareza nas informações o profissional fica como "barata tonta" e muitas vezes, sem iniciativa, espera pelo chefe para uma decisão, ou o resultado obtido não é o esperado. E não é uma questão de incompetência.
Ao desconhecer os detalhes, o funcionário pode muito bem andar para a direção oposta do que está preconizado na informação. Enquanto uns vão para a direita, outros escolhem ir para a esquerda. A empresa não é bem-sucedida e perde recursos. Situações como a descrita não são raras.
Paralelamente às informações técnicas de trabalhos, os atuais gestores não atendem mais àquilo que as empresas precisam, que é clareza e capacidade de se comunicar, antes de mais nada. Muitos deles retêm informações, porque acreditam que informação é poder.
No final, acabam se prejudicando, porque seus subordinados não trabalham o todo, não realizam suas atividades dentro de um contexto planejado através do Plano Estratégico (caso haja). O pior é que há líderes que gostam de ter funcionários robôs, que cumprem ordens sem pensar muito. São gestores à moda antiga, atrasados no novo cenário de competitividade acirrada entre as empresas.
O PROBLEMA TEM INÍCIO NA DIREÇÃO DA EMPRESA.
É possível que, em uma gráfica na qual a retenção de informações é parte da cultura corporativa, a culpa seja da média gerência, que não quer dar espaço para ninguém crescer. O que esse tipo de gestor não entende é que, se seus subordinados não crescerem, ele próprio nunca sairá do mesmo lugar.
A principal responsabilidade pela comunicação da empresa é da alta gerência. Se o principal gestor não faz questão de disseminar informações estratégicas, a comunicação não flui para as demais partes da pirâmide. O resultado é que cada um acaba fazendo o que bem entende.
Isso é mais comum em médias e pequenas gráficas porque as grandes já estão avançadas no quesito comunicação. Boa parte das grandes utilizam ferramentas tecnológicas, como softwares criados justamente para isso e intranet, para que a comunicação flua tanto verticalmente (do gestor para os subordinados) quanto horizontalmente (entre departamentos, de forma que estes trabalhem juntos em torno de um mesmo objetivo). O Pequeno empresário gráfico, não se sente seguro e também não da o braço a torcer, buscando ajuda externa.
QUAL A RAZÃO DOS PRINCIPAIS GESTORES RETEREM A INFORMAÇÃO?
Alguns motivos para a retenção de informações podem ser citados aqui pois os encontramos em inúmeras empresas:
1. - A ilusão de poder que elas proporcionam;
2. - O medo de os subordinados crescerem;
3. - A insegurança, por parte do gestor de médio escalão, de que os subordinados utilizem aquelas informações melhor do que ele próprio;
4. - A dificuldade de se comunicar com clareza, o que é uma competência ao mesmo tempo técnica e comportamental cada vez mais essencial aos líderes;
5. - A facilidade de manipular funcionários "robôs", que não pensam.
• Saibam que a transparência nas vossas gráficas é muito importante porque a rádio peão é muito mais rápida (o problema é que, muitas vezes, as informações divulgadas no corredor são completamente equivocadas;
• Sendo transparente na sua empresa, os diversos departamentos podem tornar-se aliados, no lugar de inimigos, como costuma acontecer e a satisfação do cliente atendido aumenta.
• Além disso (o que é muito importante) e a liderança informal é enfraquecida.
Um sistema de Boas Práticas implantado em sua empresa, certamente gerará em pouco tempo, resultados bastante significativos.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.