Como escolher um Consultor para sua Gráfica?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
O trabalho de CONSULTOR/COACH nos dias de hoje, está relacionado ao desenvolvimento humano, à aquisição ou desenvolvimento de habilidades, conhecimentos, comportamentos ou modelos de gestão. A profissão de consultor é mais antiga do que a maioria acredita e encontraremos exemplos nas artes, nos esportes, nas terapias, na medicina e na academia, entre tantas áreas, muito antes de chegar ao meio das empresas.
Com a popularização do trabalho de consultor, surgiu uma verdadeira indústria de “palpiteiros”. Hoje, há uma grande oferta de cursos de formação, entidades certificadoras, consultorias e consultores independentes. A sensação é que há tantos consultores quanto motoristas de Taxi. Então, como escolher um deles em um mercado tão congestionado? Como distinguir música de ruído? Como escolher o profissional que realmente poderá ajudá-lo?
VOCÊ CLIENTE
O primeiro passo não diz respeito ao consultor, mas a VOCÊ que deseja contratá-lo. Algumas questões a considerar antes de chamar um consultor
• O que desejo alcançar com o trabalho do consultor (Mudança de comportamento? Como ser um líder mais efetivo? Melhoria de relações? Qual é o resultado final esperado?
• Que papel espero do consultor? Combinação de consultor e solucionador?
• Que estilo de consultor procuro? Alguém mais desafiador? Acolhedor? Formador?
• Qual é o grau de experiência desejado? Precisa conhecer a minha indústria ou setor? Precisa de experiência executiva?
SELEÇÃO DO CONSULTOR
O trabalho de consultor é efetivo quando se forma uma parceria entre cliente e consultor. E isso depende da química entre as duas partes. Você precisa ter confiança e se sentir confortável para compartilhar suas histórias, pensamentos, preocupações, frustrações e resultados alcançados com o consultor.
É recomendável que você entreviste diferentes profissionais para ter uma visão ampla, comparar alternativas, e escolher o consultor com o qual tenha maior empatia.
O ponto de partida devem ser as perguntas propostas no início. O seu consultor deve se enquadrar no seu projeto de desenvolvimento. O trabalho é liderado por você em função da sua agenda, suas motivações e intenções.
CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
a) Formação, experiência e métodos de trabalho
Um consultor bem preparado possui embasamento teórico e um processo claro de trabalho, resultante de uma formação sólida e prática comprovada. Procure saber qual é o nível de escolaridade do seu consultor e como se mantém atualizado.
Um consultor executivo eficaz possui experiência em uma ampla gama de temas, incluindo custos, gestão da mudança, educação e desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento de liderança, gestão de desempenho, comportamento organizacional e dinâmica de equipes, além de experiência na área operacional.
b) ÉTICA E CONFIDENCIALIDADE
Um bom consultor esclarece os limites do trabalho no início. Um consultor executivo contratado por uma empresa deve esclarecer os diferentes papéis (consultor, cliente, patrocinador/chefe e RH), como será o tratamento das informações, o uso de instrumentos e orientação do trabalho.
Um bom consultor deve seguir as normas éticas da empresa contratante e atender completamente às leis da localidade onde atua. Entenda as normas éticas do consultor. Procure questionar quais são os limites do seu trabalho.
c) PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA?
A maioria dos CONSULTORES dirá que trabalho à distância, por videoconferência ou telefone, são tão eficientes quanto as visitas e treinamentos presenciais. Certamente, o trabalho de consultoria pode ser realizado à distância, mas há limitações.
O trabalho presencial permite ao consultor uma melhor observação do cliente e um engajamento mais completo. A consultoria feita à distância limita as possibilidades de exercícios, inclusive os físicos e sensoriais. Porém um consultor experiente, pode, através de relatórios definidos, julgar a eficácia de sua atuação. Em caso de problemas, faz-se necessária a sua presença.
Consultores dão preferência ao atendimento à distância por apresentar vantagens logísticas e econômicas. Procure um consultor que lhe dê flexibilidade no atendimento e potencialize suas possibilidades de desenvolvimento.
PERGUNTAS PARA CONHECER MELHOR O CONSULTOR
- Há quanto tempo você trabalha como consultor? Quantos clientes você já teve? Qual é o nível típico de seus clientes?
- Você pode descrever sua filosofia de trabalho?
- Conte-me sobre o seu processo de trabalho.
- Quais ferramentas para consultoria que você usa?
- Você pode descrever outros trabalhos que você teve e os resultados que os seus clientes alcançaram?
- Como você faz para e atualizar?
- Como é que vamos estabelecer metas de desenvolvimento e como podemos medir o progresso?
- Como você lida com a confidencialidade? Como você trata as diferentes partes?
O trabalho de consultoria é uma das atividades mais poderosas e efetivas no desenvolvimento de sua empresa. A seleção de um consultor é um processo crítico ao sucesso do trabalho e, por vezes, demorado.
Certifique-se de dedicar o tempo adequado para encontrar um indivíduo que tenha as habilidades e abordagem que funcionem para você e suas necessidades. Os resultados de um bom trabalho de consultoria são duradouros.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.