Como salvar minha empresa neste momento de dificuldades?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Tenho recebido quase que diariamente, telefonemas e e-mails de empresas que estão a beira de fechar, pois com o mercado praticamente parado, não entram pedidos e os custos fixos continuam existindo. Perguntam-me por uma “Dica”, pois pedir um favor é mais do que um costume do brasileiro. Ninguém imagina que também sou empresa e que também tenho os meus custos fixos.
Hoje, no entanto, darei algumas dicas para que vocês possam refletir a respeito do que fazer imediatamente:
Buscar conselhos sobre o que fazer neste momento, de pessoas imparciais pode ser muito proveitoso. Advogados, contadores, ou consultorias do ramo são algumas alternativas. Mas o empresário não pode gastar com isso se não estiver interessado em, de fato, ouvir o que têm a dizer. Tem que estar aberto a opiniões contrárias, e avaliar críticas e sugestões com humildade, evitando assumir a postura de senhor da razão que já levou muitos bons negócios à falência. PORTANTO SE NÃO FOR OUVIR E IMPLEMENTAR ALGO SUGERIDO, NÃO DESPERDICE SEU TEMPO E DINHEIRO.
• Fazer um “Workshop” com 2 ou 3 empresas que atendam a mesma linha de serviços ou produtos, com clientes similares, a fim de discutir SOLUÇÕES, montando parcerias e elaborando um PLANO DE NEGÓCIOS, onde cada empresa participaria com seus PONTOS FORTES, após uma análise SWOT.
• COLOQUE A RAZÃO À FRENTE DA EMOÇÃO
Todos em uma empresa devem partilhar o mesmo sonho, mas, para que o negócio dê certo, têm que agir com a razão. Significa analisar friamente os resultados obtidos e ser cauteloso nas decisões de investimentos futuros, que podem representar o sucesso, mas também a ruína. É comum situações em que os laços afetivos dos sócios com os negócios impedem que se vejam os problemas. Investimentos que extrapolem a capacidade financeira da empresa, ou cujos prazos de retorno são morosos e custosos, devem ser evitados.
• CONHEÇA OS SEUS CUSTOS
Para cortar gastos com eficácia, é fundamental saber exatamente quais são seus custos fixos e variáveis. Com a redução da atividade econômica, o faturamento costuma diminuir, mas muitas despesas continuam as mesmas. Só conhecendo os custos é possível saber onde e como cortar. Fizemos recentemente uma análise em uma pequena empresa, despesa por despesa e esta depois de um mês já atingiu uma economia mensal de R$ 50.000.
• CUIDE DOS CONTROLES GERENCIAIS
Após detalhar todos os custos, é preciso aprender a organizar planilhas de acompanhamento gerencial: comissões sobre vendas, controle de estoque e fluxo de caixa. Vendas Produção e Produtividade são dados igualmente importantes. Assim, as decisões passam a ser mais consistentes, embasadas nos dados.
Não há dúvida de que a crise atual continua a ser uma crise de vendas tendo como causa a situação político-econômica de nosso País. Os clientes se sentem inseguros em relação ao futuro e preferem poupar a gastar. O receio do futuro continua a influenciar significativamente o comportamento dos consumidores. Vai levar ainda um bom tempo até que a confiança do consumidor volte a ser o que era. Observa-se uma mudança adversa na elasticidade-preço, sinal de que qualquer redução de preços ou promoção não tem mais o mesmo efeito de antes sobre as vendas. Ao mesmo tempo, cresce a importância de valores sólidos.
Coisas positivas como a imagem, a marca etc. pesam menos em tempos de crise e depois dela. O financiamento se converteu em obstáculo tanto para o consumidor quanto para as empresas. Os bancos já não oferecem financiamentos generosos para as empresas ou para a realização de compras. Isso limita o poder aquisitivo. Constitui também um forte obstáculo para os negócios internacionais, em que a empresa vendedora normalmente precisa de um seguro de crédito para cobrir o risco de inadimplência por parte da clientela estrangeira.
É fundamental que nossos executivos compreendam as causas das mudanças e quanto tempo devem durar. Somente se compreenderem bem as causas das mudanças no comportamento dos clientes é que as empresas poderão encontrar as medidas adequadas para lidar com elas.
Estas seriam as “Dicas” de hoje. Caso necessitem de uma ajuda profissional, não deixem de entrar em contato conosco.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)