Como vender mais e obter um pouco mais de lucro?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Caro amigo Thomaz. Suas dicas têm sido valiosas. Sou um gráfico de porte pequeno e gostaria de saber como faço para vender mais e obter um pouco mais de lucro?
Resposta por Thomaz Caspary:
Meu caro amigo. Vender mais é um dos seus problemas. Obter lucro é um outro bem diferente. Para obter lucro, você deve saber calcular corretamente e seguir um pouco o que venho publicando em minhas matérias tanto neste site, como nas diversas revistas que estão no mercado. Portanto em primeiro lugar você precisa de mais informação.
Informação ajuda a vender mais? Diariamente milhares de vendas são perdidas por pura falta de conhecimento de vendedores que são totalmente despreparados, não tem habilidade e não sabem abordar os clientes, além de ter "medo" deles. Só vendem para amigos. São vendedores que tem preguiça de ler, de se preparar, de pensar. Passam na frente de uma livraria ou de uma biblioteca e olham para os livros como se olhassem para um lago ou para uma vitrine com roupas. Não pensam que ali pode estar a resposta para uma sua vida profissional de vendedor.
Eu tenho uma teoria: Preciso tirar só uma idéia de um artigo, curso, conversa ou livro, para aprender a me virar e começar a vender. O SEBRAE da sua cidade certamente tem cursos neste sentido. Internet: Quantos vendedores pesquisam o site de uma empresa antes de ligar para tentar vender algo? Quantos procuram conhecer a estratégia, os diretores e os concorrentes da empresa? A internet é um mundo de informações a ser explorado. Use-a sempre que puder. Poucos dos seus concorrentes fazem isso e você com certeza encontrará muita coisa útil. A ABIGRAF tem a "Escola de Vendas" que você pode acessar pela Internet no Site www.academiagrafica.org.br. Um ou dois livros sobre vendas te ensina muita coisa. A revista "Venda Mais" (e aqui não vai nenhuma propaganda) te dá dicas maravilhosas de como vender mais e melhor.
Tem livro sobre como vender pessoalmente, pelo telefone, pela internet, como vender serviços. Assunto é o que não falta. O que ninguém entendeu ainda é que só existem sete passos na venda: Prospecção, Abordagem, Levantamento de Necessidades, Proposta, Negociação, Fechamento, sem esquecer naturalmente a Pós-venda.
Peça a ABIGRAF ou ao Sindicato de sua região, que leve para perto de você um curso de custos e de vendas na área gráfica. Peça que se faça um curso de tecnologia gráfica com técnica de vendas em sua cidade. Tudo isso existe. Boa Sorte!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)