Confio em você empresário gráfico!
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Todo gestor que é responsável pela sua empresa enfrenta diariamente diversos desafios para conseguir garantir a qualidade, cumprir prazos, otimizar mão de obra e desempenho de máquinas, enquanto calcula o preço dos serviços e controla o estoque, a fim de obter maiores margens de lucro para sua gráfica.
Seja você um diretor industrial de uma empresa em crescimento, ou dono de micro indústria, muito provavelmente já encontrou, ou ainda vai se deparar com grandes desafios a serem superados para sua gráfica atingir o sucesso, que mostro aqui. Para não falar somente de dificuldades, também sugiro algumas dicas de como enfrentá-los.
CONHECER OS SEUS CUSTOS E DEFINIR OS SEUS PREÇOS DE VENDA:
Esse desafio depende em primeiro lugar, de conhecer os seus custos fixos e variáveis de uma maneira estruturada, ou seja, considerando custos de materiais, mão de obra direta, custos indiretos de fabricação, custos de venda e despesas administrativas e comerciais. Sem isso fica muito difícil, para não dizer impossível, calcular um preço de venda preciso, sujeitando sua empresa a perder negócios que seriam lucrativos ou, até mesmo, aceitando pedidos que podem ser proibitivos.
Para que o preço de mercado possa ser usado de maneira segura, você precisa conhecer seus custos. Não vejo necessidade de me alongar neste tema pois é bastante divulgado. Só gostaria de frisar que você deve conhecer os SEUS custos.
GERENCIAR O CHÃO DE FÁBRICA:
Com um apontamento de produção ineficiente, sua gráfica tem uma grande dificuldade para otimizar a mão de obra dos funcionários e também a produtividade das suas máquinas. Além disso, é muito complicado acompanhar o estágio de uma ordem de serviço específica para manter seus clientes informados sobre seus pedidos.
A gestão e o controle do chão de fábrica podem trazer descobertas fantásticas e deve ser coordenado pelo Departamento de Planejamento e Controle da Produção (PPCP).
A partir do momento em que todas as estações de trabalho de sua gráfica informarem para um sistema em tempo real o que está ocorrendo, você vai ter informações preciosíssimas nas mãos.
Por exemplo, vai poder descobrir que duas pessoas operando a mesma máquina consomem diferentes tempos para processar a mesma OS – com isso, você poderá aprender o que o operador mais eficiente faz de diferente e transmitir isso para o outro. Além disso, apontando atividades indesejadas (tempos improdutivos) como esperas e paradas de máquinas, você poderá descobrir as causas mais recorrentes de ineficiência e pensar em soluções para reduzir suas respectivas incidências.
Até mesmo a localização exata das suas ordens de serviço pode ser feita em tempo real.
PROMETER PRAZOS DE ENTREGA E CUMPRÍ-LOS:
Conseguir cumprir prazos acordados com clientes é uma grande dificuldade para os gestores industriais. Caso ocorra um atraso, o resultado é péssimo, pois diminui a confiabilidade da indústria e acaba gerando um desconforto que poderia ser evitado com o uso de prazos precisos e realistas. O problema é que sem um PPCP adequado, esta previsão se torna uma missão quase impossível.
Entretanto, devido à enorme quantidade de combinações de variáveis envolvidas na programação da produção de uma indústria gráfica, na prática torna-se inviável prometer e cumprir prazos de entrega sem o apoio computacional. Você pode recorrer a planilhas avançadas, mas o ideal é buscar no mercado um software especializado. E temos no Brasil diversos de ótima performance.
GARANTIR A QUALIDADE DE SEUS IMPRESSOS:
Seus clientes estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos impressos encomendados? Provavelmente sim, pois cada vez há menos espaço no mercado para produtos com baixa qualidade. Para se manter competitiva, sua gráfica deve buscar o nível de excelência na qualidade de seus impressos.
Mas qual é o segredo para se produzir produtos com excelente qualidade? Eu tenho convicção de que produtos com excelente qualidade não são obra do acaso, mas sim o resultado direto da busca constante pela excelência através da gestão da qualidade, o que pode ser feito implementando a ISO 9000 ou ainda o sistema GMMP (Boas Práticas de Fabricação e Gestão).
NÃO ESQUECI A ÁREA COMERCIAL:
Esta, a meu ver é a área de maior desafio, pois depende de um excelente gestor, com conhecimentos do mercado, conhecimentos de recursos humanos e de marketing. Não digo que deva exercer estas funções, pois se o fizer, deixa o mais importante de lado que é a GESTÃO DA ÁREA COMERCIAL. Este é um capítulo especial que temos reprisado constantemente em nossos artigos, cursos, palestras e seminários, bem como nos workshops de implantação de um Plano de Negócios.
Você encontra algum desses desafios na sua gráfica?
Se a reposta for positiva, ótimo, pois o primeiro passo para você melhorar a gestão da sua indústria é reconhecer que há desafios a serem superados e neles tremendas oportunidades de melhoria. Se você não encontra nenhum desafio a ser superado, provavelmente não há nada a ser melhorado na sua indústria, o que eu acho pouco provável, com o perdão da palavra.
Agora que você tem uma análise completa dos grandes desafios na gestão da sua gráfica a serem superados para a sua indústria atingir o sucesso, minha recomendação é que você faça uma reflexão profunda com a sua equipe sobre qual deles deve ser superado em primeiro lugar. Em geral, sugiro que o desafio que pode ser superado mais rapidamente ou com o menor investimento ou que traga mais impacto positivo seja o primeiro.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)