Consultoria ou Coaching?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
A ideia do Coaching está no fato de treinar pessoas para a verdadeira liderança. Sabemos que existem diferenças importantes entre o processo de Coaching e o de uma Consultoria. Quando... se chama um consultor de empresas, espera-se dele que estude uma determinada situação e proponha soluções.
O Coach, como facilitador do desenvolvimento de uma pessoa, faz com que esta se torne capaz de criar sua própria solução para os problemas que se apresentam na empresa. Portanto o Coach deverá ter a capacidade de mostrar ao cliente de que este conseguirá criar as soluções adequadas para sua empresa. Neste sentido, o Coach que além de seu preparo específico, ainda tiver conhecimentos da área de atuação de seu cliente, levará vantagem sobre outros “generalistas”.
O Coach na verdade não é psicólogo e, portanto, não cuida de desvios de personalidade do coachee. Sabe, no entanto reconhecer uma síndrome, aconselhando o seu cliente a procurar um profissional da área. Não é função do Coach, consolidar o preparo psicológico de seu cliente. No processo de desenvolvimento do coaching na empresa o Coach ajuda o seu cliente a pensar “fora do quadrado”, ou seja, ver as situações de vários ângulos e não como o cliente está acostumado a ver.
Normalmente o empresário quando surge um problema pensa: “Por Que isto acontece ou aconteceu?” Já o Coach, através de diversas técnicas, induz o seu cliente a se perguntar não o PORQUE e sim O QUE está na verdade acontecendo, comparando então a situação atual, com a situação desejada, DEFININDO AS AÇÕES NECESSÁRIAS para o que deseja realmente aconteça.
O empresário costuma dizer: “Pra que vou contratar um CONSULTOR, pra me dizer o que já sei e pagar os tubos por isso?” Pode até ser que este empresário tenha razão no caso dos “pseudoconsultores”. Um Coach, no entanto, age de outra maneira.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)