Controle seus custos! É fundamental para a sobrevivência da sua empresa
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Estamos passando por um período de instabilidade econômica onde podemos observar a redução do poder aquisitivo da população, desvalorização de ações e baixos ganhos dos nos preços de bens e serviços. Agora acrescido de um ambiente bastante instável, com índices inflacionários e de desemprego preocupantes, se comparados com aqueles de poucos anos atrás. O momento atual induz toda a população a voltar a preocupar-se com o preço do feijão, da passagem de ônibus, do combustível, e esquecendo tudo o que passou.
Torna-se imperiosa a adoção de ferramentas gerenciais eficazes como o planejamento estratégico, o orçamento empresarial, o fortalecimento dos controles internos, entre outras medidas de curtíssimo prazo. Todos nós tivemos de aprender a controlar melhor os custos, tornando a contabilidade, especialmente de custos, um instrumento primordial de controle, análise e gestão bem-sucedida dos negócios. Com o fim da inflação galopante, os números registrados pela contabilidade passaram a ser mais bem compreendidos, mais transparentes e confiáveis. A globalização exigiu mudanças que tornassem as empresas mais competitivas. Agora é preciso manter-se competitivo.
Algumas atitudes são fundamentais para que a sua empresa assegure a sua participação no mercado:
- Implante um sistema de custos confiável;
- Ao elaborar o orçamento empresarial seja ambicioso, busque aumento significativo de rentabilidade;
- Controle melhor os custos, faça análises no sentido de identificar aqueles decorrentes de atividades que não agregam valor ao seu cliente;
- Elimine produtos e serviços não rentáveis;
- Terceirize tudo o que for possível. Mais importante que ter poder é estar estruturado com custos competitivos;
- Introduza relatórios gerenciais inteligentes e concisos, que efetivamente comuniquem e tragam informações úteis e em tempo hábil ao bom gerenciamento do negócio, enfatizando os resultados e contribuições devidamente segmentados;
- Forneça informações necessárias para que todos dentro de sua empresa possam desempenhar bem as suas funções, fazendo com que todos se sintam parte do negócio;
- Mantenha-se atualizado em relação aos melhores do seu ramo de atividade, quanto aos processos produtivos, comerciais, administrativo e financeiro. O benchmarking evidenciará possibilidades de ganhos de produtividade;
- Busque a melhoria contínua. Implante programas de qualidade total, Boas Práticas e outros que tragam redução de custos e aumento da eficácia.
Se a sua empresa deseja sobreviver no mercado atual, não tem alternativa a não ser a adoção dessas medidas. Caso contrário, o concorrente passará atropelando você com um rolo compressor.
Finalmente, não esqueça nunca de duas regras infalíveis para manter seus clientes satisfeitos:
O cliente sempre terá razão;
Na dúvida, aplica-se a regra número um.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)