Devo desistir do meu emprego ou do ramo de negócios que abracei?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Sabemos que a grande maioria das pessoas desiste dos seus sonhos quando já estão a um passo para consegui-lo. Desistimos muitas vezes por muito pouco, pois é mais fácil desistir do que se empenhar só mais um pouco, prosseguir e atingir a meta.
Pense um pouco neste momento quantas coisas você deixou de fazer, no ano passado? Tenho certeza que devem ser várias. Eu pergunto, por que você não fez? O que te impediu para conseguir realizar o que queria? Provavelmente naquele momento você deve ter colocado a culpa em uma série de coisas externas a você. Já pensou que a limitação, pode estar dentro de você?
Nós, seres humanos, estamos constantemente negociando internamente com nossos sentimentos. Não gostamos de sentir dor, procuramos sempre o prazer. Devido a isto em alguns momentos importantes e decisórios de nossa vida preferimos o prazer, mesmo que momentâneo, ao invés da dor. Quando falo em dor e prazer não se trata de dor física, mas sim, dor emocional.
É o caso da pessoa que quer emagrecer, porém a dor de deixar de comer o que gosta é muito mais forte do que o prazer de sentir-se magra. Esta pessoa só vai conseguir realmente emagrecer quando o prazer por sentir-se melhor, fisicamente, for maior do que a dor de deixar de comer o que gosta. Assim somos na nossa vida diária, em casa e no trabalho. Alguém em constante negociação.
Esquecemos, no entanto, que não nascemos desta forma, que a persistência sempre esteve ao nosso lado, ou melhor, dentro de nós. Geralmente buscamos respostas e recursos para nossas atitudes fora de nós, quando na verdade estão dentro de cada um. Temos inúmeros exemplos de vida que provam que não desistimos do que queríamos, por mais que as barreiras externas fossem muitas vezes quase intransponíveis.
Lembra-se dos primeiros momentos de sua vida?Provavelmente deve estar pensando, mas como vou lembrar se já faz tanto tempo? Fique tranquilo, pois tudo está armazenado em sua memória, somos seres perfeitos. Mas o que te quero mostrar é que em todos os momentos de sua vida, você não desistiu de caminhar adiante. Por que razão? Porque a criança jamais desiste dos seus sonhos e objetivos, sendo que dentro dela não existem lembranças, crenças e comportamentos de incapacidade.
Quando pensamos em desistir, estamos muitas vezes nos deparando com o medo, o medo de não conseguir, o medo de não dar certo. Porém, o que não nos damos por conta é que quando desistimos, deixamos de tentar, provavelmente estamos abrindo mão de chegarmos ao sucesso ou deixando que outros tomem o nosso lugar. Temos inúmeros exemplos de homens de sucesso que só chegaram ao ponto que estão hoje porque jamais desistiram. Tiveram a capacidade de acreditar que podiam.
Está unicamente em suas mãos a decisão para aquilo que quer em sua vida ou na sua empresa, porém jamais esqueça que a diferença entre os que fracassam e os que progridem e conseguem marcar o “gol” do sucesso.
São as pessoas que nunca desistem de suas metas, por mais que tenham que enfrentar obstáculos. Saibam quer não estamos desamparados no mundo. Temos possibilidade de ajuda, porém terei que acreditar em mim.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)