Devo fechar a minha gráfica?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Encerrar as atividades e extinguir a empresa: esta é a situação que qualquer empreendedor quer evitar. Apesar dos esforços, no entanto, o quadro é mais comum do que imaginamos. As explicações para a mortalidade das nossas gráficas podem ter diversas origens: momento econômico do país, dificuldades financeiras, gestão incompatível por falta de conhecimento e mercado explorado já obsoleto, entre muitos outros.
Na maioria dos casos, inclusive, a postura é recomendada e requer sensatez do dono da gráfica, já que é a saída para amortizar os prejuízos e proteger alguns bens. No entanto, como reconhecer que o negócio não vai bem? Quais são os principais sinais e indícios de que devo tomar essa decisão tão drástica? Nós iremos abordar aqui as principais características de empresas com riscos de falência, mostrando também os caminhos necessários para reverter esse quadro ou, se for o caso, encerrar formalmente as atividades.
Os quatro principais sinais de que sua gráfica vai mal
É evidente que a queda das vendas é o principal sinal de que sua empresa está enfrentando dificuldades, principalmente se essa queda impactar nas margens de lucro. Apesar disso, se identificar previamente os motivos que justifiquem a baixa lucratividade, o empreendedor pode facilmente tomar algumas medidas para colocar o empreendimento de volta nos trilhos.
Conheça os principais sinais e saiba como contornar os problemas. Se a sua gráfica possui uma ou mais dessas características, é sinal de alguma coisa tem que mudar:
1 – Aumento no número de reclamações dos clientes
Dificilmente um cliente que esteja insatisfeito com os seus impressos e serviços voltará a fazer negócios com você. O primeiro ponto que o empreendedor deve observar é se as queixas dos clientes possuem algum padrão, para que o problema seja resolvido de forma definitiva. De nada adianta agir pontualmente, se os problemas estão na estrutura da empresa.
Na maioria dos casos, os erros são cometidos por falta de capacitação dos funcionários e falhas nos processos internos, que devem ser resolvidos e identificados através do diálogo.
2 – Aumento na rotatividade de funcionários
Não é preciso buscar origens externas para identificar se a sua empresa vai mal. Muitas vezes, a resposta é dada internamente, pelos próprios funcionários, ao deixarem a empresa com frequência. Trabalhar com profissionais insatisfeitos significar entregar um atendimento e um serviço sem qualidade.
Para contornar esse problema, o empreendedor deve manter um canal aberto para o diálogo entre os funcionários, medida que é ainda mais fácil em micro e pequenos empreendimentos. Saber ouvir críticas e buscar a diplomacia é papel de qualquer empreendedor.
3 – Impactos nos fluxos de caixa
A desorganização financeira é a principal causa para a mortalidade das gráficas no Brasil. Mesmo se o negócio vai bem, uma gestão amadora facilmente irá cometer erros que comprometerão o caixa do empreendimento. Para evitar esse problema, é preciso que o empresário faça uma boa gestão dos fluxos de caixa, planejando sempre suas entradas e saídas. Além disso deve parametrizar os seus custos para orçar corretamente.
Além disso, é preciso conhecer e ter domínio das despesas fixas e variáveis do empreendimento, de modo que o empreendedor possa estabelecer metas claras para custear esses gastos mensalmente. Não misturar despesas particulares com as da empresa.
4 – Baixa produtividade
Por fim, outro problema bastante recorrente nas empresas, que vai impactar diretamente no seu sucesso ou fracasso. A improdutividade muitas vezes está ligada ao retrabalho ou à sobrecarga de trabalho. É preciso, além da capacitação profissional, melhorar os processos internos para que as operações da empresa funcionem de forma mais fluída. A implantação de Boas Práticas é recomendada.
Quando encerrar as atividades?
Se, em algum momento, você já utilizou todas as estratégias de marketing possíveis para divulgar o produto e a empresa, sem resultados, ou contratou uma consultoria reconhecidamente capacitada para resolver problemas de empresas gráficas, entrou nos limites do cheque especial e usou linhas de capital de giro, mas, ainda assim, não consegue superar dívidas ou, pelo menos, melhorar a margem de lucro, é sinal de que você deve considerar a possibilidade de fechar o negócio.
Normalmente, após a elaboração de um plano de negócios para reestruturar o quadro financeiro e econômico da sua empresa, os resultados devem aparecer após dois anos. Isso quando o empreendimento conta com boas reservas em capitais de giro. Caso isso não ocorra, a atitude mais sensata pode ser jogar a toalha.
Mas, antes de “jogar a toalha” use o bom senso contratando uma empresa especializada que poderá fazer a “varredura dos problemas” mesmo sem ser presencial, só através de análise de seus documentos dando respostas via Internet ou mesmo em reuniões via Skype. As despesas de viagem, estadia e custos de consultor fora de seu escritório, caem por terra, barateando a solução de seus problemas em pelo menos 60%.
Como andam os seus negócios? Reorganizar sua empresa pode ser a chave para fugir da falência!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.