Thomaz Caspary: Diante do atual momento que estamos vivendo, está mais do que na hora de fazer nossa lição de casa :: guiadografico.com ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos
📣 Quem aparece, deixa sua marca! Guia do Gráfico: a plataforma onde sua divulgação acontece. Saiba Mais

Diante do atual momento que estamos vivendo, está mais do que na hora de fazer nossa lição de casa.

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Passado o susto inicial dos acontecimentos da semana passada, o quadro é bastante confuso e aumenta as incertezas do nosso empresário. Sabemos que está em jogo a nossa sobrevivência como empresa em função da governabilidade do Brasil neste momento. Caso haja um adiamento nas reformas até o momento encaminhadas, podemos contar com turbulências no mercado criando incapacidade na gestão do país em uma conjuntura já tão fragilizada.

Existem diversos cenários que podem ser analisados, porém prefiro, como bom otimista, imaginar um cenário da grave crise sendo passageira. Este cenário pressupõe que o Presidente Temer se dê conta que não pode continuar dirigindo a Nação com a equipe que o cerca e o Congresso revoltado. Embora pouco provável (mas não impossível) Temer se retiraria do poder. Neste caso teríamos a convocação de eleições indiretas para um Mandato-Tampão o que dependerá ainda re regulamentação pois não existem ainda definições para esta situação em nossa legislação.  Acredito que esta solução será a única que nossa assegurará um mínimo de tranquilidade e direcionamento de ações do governo até o próximo ano nas eleições. Precisamos no entanto do elemento de transição que estará em condições de manter o atual programa de desenvolvimento até agora em curso.

 

Vamos no entanto voltar o nosso olhar para nossa empresa

Muitas pessoas ainda acreditam que existem certos "segredos" entre as empresas que dão lucro e que não podem ser compartilhados com aquelas que sonham em deixar para trás uma vida de dificuldades financeiras. O lucro, porém, não depende de nenhum segredo, pois as informações necessárias para isso são fartas, disponíveis e acessíveis.

Se for fato que qualquer empresa que optar por um plano de negócios precisa investir em inteligência empreendedora para melhorar as vendas de sua empresa com um padrão de rentabilidade confortável, isso não pode ser encarado como um segredo, mas sim como uma informação. Existe, na verdade, uma regra básica que é seguida por todos aqueles que prosperam que é gastar menos do que se ganha e investir com qualidade a diferença. Também na gestão financeira da empresa não existem segredos e sim habilidade e conhecimento. Quanto melhor nos planejarmos para gastar com qualidade, garantir sobras e investir com inteligência, mais rápido teremos retorno de nossos investimentos. No Brasil, há empresários que fazem verdadeiros milagres com quantias ínfimas apesar da situação atual.

Esses empresários simplesmente seguem a regra que propusemos aqui. Não fazem nada além do coerente: gastar o que têm, e não contar com o que ainda não ganharam. Quem age assim inevitavelmente vê seu padrão de vida aumentar a cada mês de trabalho bem como o da empresa. Neste momento são raros os exemplos de sucesso financeiro nas empresas gráficas, justamente em razão do fracasso dessa geração após confiar em instituições que eram frágeis. Os jovens de hoje não conseguem se inspirar em exemplos próximos, pois eles simplesmente não existem.

Provavelmente, a atual geração (chamada de geração Y) está construindo não só mais riqueza, mas também mais referências para que as próximas gerações continuem prosperando. Para começar, essa nova geração precisa se conscientizar de que o primeiro milhão não se ganha, mas sim se constrói. É preciso estipular metas (ou seja, fazer contas), traçar planos para atingi-las e regularmente aperfeiçoar nossos planos com os novos conhecimentos que adquirimos. A ideia é simples, mas o fato de ter que contar com o tempo faz muita gente desistir, infelizmente. Mas o pequeno empresário brasileiro pode aumentar sua capacidade de ganho, dedicando-se a investir em inovação, seja de tecnologia ou mudanças de paradigma em relação ao seu atual mercado.

Com a recente crise nos mercados financeiros, o pequeno empresário voltou a entender o que é risco. Se ele não esquecer a lição e considerar que diversas crises desse tipo acontecerão nos próximos anos, estará cada vez mais propenso a aguardar as crises com a expectativa de concentrar investimentos na baixa de preços. Porém, se ele se revoltar contra as perdas e deixar de concentrar esforços nessa fase, só voltará a lembrar de que a renda variável é um bom investimento quando surgirem s manchetes de jornais comentando o sucesso dos que enriqueceram rápido lá na frente, enquanto os outros estiverem festejando, entrar na bolsa certamente será um mau negócio. Portanto, a hora de fazer a lição de casa é agora.

INVISTA TEMPO E RECURSOS HUMANOS NA SUA EMPRESA Este é no momento é o melhor investimento O Brasil está procurando encontrar soluções para os seus problemas. E você, pense mais na sua empresa, do que no sensacionalismo diário da imprensa.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)