Duas cabeças pensam melhor do que uma
Uma consultoria ou Coaching bem-feitos podem mudar os rumos do seu negócio. Entenda como a relevância de uma assessoria contribui para fazer a empresa crescer, se desenvolver e render cada vez mais!
Nathália Cardoso
Muitos empresários podem se sentir perdidos em alguns momentos, com desafios que parecem insuperáveis à primeira vista. É neste momento que o gestor precisa parar pensar e se perguntar: “Preciso de ajuda?”. É em situações assim que uma consultoria especializada se torna um diferencial para o negócio crescer.
Mas não é só no caos que as empresas necessitam de consultorias. Qualquer tipo de mudança requer atenção e será mais bem direcionada quando orientada por um profissional especializado. Mais que um apoio, esse tipo de serviço serve como elo, ligando o seu negócio a um mercado de oportunidades, inovações, incentivando o rescimento.
Além disso, um especialista busca sempre mostrar opções que visem ao equilíbrio ideal para o desenvolvimento de novas práticas e aperfeiçoamento de metodologias já consolidadas. Para o consultor gráfico Thomaz Caspary, o empresário precisa ter em mente que a solução dos seus problemas não é delegável: “Se você pensa em contratar alguém para entregar os problemas em suas mãos e simplesmente ficar à espera de uma solução, já está no caminho errado”.
O proprietário da Printconsult Consultoria (São Paulo - SP) e Coach, afirma que uma orientação especial vem para agregar valor. “Investir em uma consultoria é trazer o conhecimento e a experiência dos consultores para dentro da empresa e juntos alcançar os resultados esperados”, completa. Para assegurar o desenvolvimento saudável e progressivo dos negócios, o empreendedor deve aceitar o papel da consultoria dentro das opções da empresa e, acima de tudo, conhecer os seus produtos e serviços como a palma da sua mão. “A consultoria ajuda a empresa a pensar em sua estratégia de marca e no seu posicionamento no mercado”. Eu trabalho monitorando suas preferências e hábitos de forma contínua e sistemática, por exemplo.
“Preciso desse conhecimento geral para fazer a consultoria bem-feita”, afirma Caspary.
Mas como funciona?
As consultorias prestam um serviço essencial por meio de profissionais ou equipes qualificadas com conhecimento teórico e prático na área. Elas levantam diferentes informações mediante diagnósticos prévios, identificando as necessidades de cada cliente, além de apontar as soluções e recomendar ações de combate. Segundo o especialista, há diversas opções de aconselhamento na área gráfica. Entre elas, estão as consultorias financeira e de custos, comercial e de vendas, industrial e de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP), de recursos humanos, tecnologia, qualidade e inteligência nos negócios, etc. “Existe ainda o coaching empresarial, na qual o coach ajuda o empreendedor a encontrar os problemas e solucioná-los.”
Em época de recessão, muitas pessoas se perguntam se investir em orientação vale a pena. Caspary ressalta que uma boa consultoria pode ser o diferencial para um empreendimento sobreviver à crise. “Indico principalmente pedir ajuda na área financeira que está intimamente ligada a custos e que determina os preços para o mercado”.
“Em segundo lugar, dê prioridade à área comercial, pois ela é a responsável por prospectar e manter os clientes da empresa.” Contudo, o consultor afirma que não adianta uma área comercial forte, sem um bom plano de negócios, algo que só pode ser atingido com boa orientação. Para as micro e pequenas empresas, o investimento neste tipo de serviço se torna fundamental.
O especialista afirma que muitos empresários creem que possuem o domínio completo da sua área apenas por estarem atuando há muito tempo. Esta linha de pensamento os leva a acreditar que estão preparados para qualquer instabilidade que venha a surgir: “Então, eles perdem o desejo em aprender e principalmente sua curiosidade sobre novas tendências”. Por isso, ele completa, a curiosidade e o aprendizado no mundo dos negócios precisam ser constantes e contínuos.
* Nathália Cardoso é Jornalista no RS. .