Em 2016 temos que fazer mais e melhor com bem menos! :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos
📣 Quem aparece, deixa sua marca! Guia do Gráfico: a plataforma onde sua divulgação acontece. Saiba Mais

Em 2016 temos que fazer mais e melhor com bem menos!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Em 2015 vivemos um ano de crise, notícias alarmantes em diversos segmentos da economia e fortes emoções - ainda que não desejadas – com relação à corrupção.

Temos motivos para refletir o que fizemos de errado em 2015 e precisamos nos preparar para fazer 2016 um ano bem melhor para nossa empresa. A crise afeta todos os países, porém o empresário brasileiro e sua criatividade tem espaço para crescer e pode sair fortalecido desta turbulência. Para isso é necessário muito trabalho, astúcia e vontade de vencer.

Não podemos nos esquecer, de que os brasileiros são catedráticos em superar crises. Se para o mundo a turbulência e caos financeiro são novidade, para nós não! Temos a virtude de nas últimas décadas ter experimentado de tudo um pouco.

Os próximos anos serão significativos para grande parte das nossas gráficas. Os tempos de abundância acabaram e a partir de agora ‘fazer mais e melhor com menos’ será a tônica da gestão em nossas empresas e em nossas vidas.  Temos que rever 2015 e nos preparar para 2016 e 2017 ainda mais desafiador, com grandes oportunidades e conquistas para os mais competentes.

O que nas empresas mais se têm falado é em mudança de cultura. Apesar da única certeza no mundo de hoje ser a mudança, muitas pessoas ainda estão longe de se acostumar a ela. Se mudar o percurso de casa até o trabalho às vezes já parece um ritual de sacrifício, imagine como as pessoas reagem frente a necessidade de modificar processos, buscar novos clientes ou inventar novos produtos e, somando-se a tudo isso, ainda dependendo de outras pessoas.

 

VOCÊ AMIGO GRÁFICO, PRECISA-SE SUPERAR...

Você tem que ter em mente, de que nem sempre somos nós os responsáveis pelas circunstâncias, mas somos sempre responsáveis pelas nossas respostas à estas circunstâncias. Uma das chaves mais importantes para despertar seu potencial é ver a crise como algo positivo, o que nem sempre é fácil.

Quantas histórias você já ouviu de pessoas que, após uma situação difícil, mudaram radicalmente seu estilo ou sua atitude para com a vida? Não podemos permanecer sempre com o mesmo ponto de vista. Os tempos exigem de nós mudanças e que nós nos adaptemos à nova realidade. Assim como a águia mãe remove o conforto do seu ninho de plumas para incitar os filhotes a voar, assim a situação nos obriga sempre a observar as mudanças de mercado para nos forçar a sair da nossa zona de conforto de modo que sejamos obrigados a voar. Sem esse empurrão muitos de nós não voariam. Uma águia que não pode voar não pode realizar seu propósito. Da mesma maneira, a sua vida não terá propósito e foco enquanto você não descobrir as suas asas.

Assim acontece conosco. Você já percebeu a grande potencialidade que você tem e está deixando de utilizar? Somos nós que determinamos a medida do nosso sucesso. Por isso, precisamos a todo instante evitar o mínimo e perseguir o máximo utilizando todas as nossas funções. Assim como a ave é projetada para voar, um peixe para nadar e uma macieira para dar fruto, assim você possui o potencial para ser tudo aquilo que você nasceu para ser.

Os empregos estão escassos. Poucos setores e empresas são exceção para esta realidade. E a busca por aumento de produtividade está longe de acabar principalmente no nosso ramo onde pouco se faz a esse respeito. É o fim da era da lealdade e da garantia de emprego. Se esta é a regra do jogo, porque não assumi-la e preparar nossos funcionários para enfrentá-la? O futuro do emprego, formas alternativas de trabalho, empregabilidade, empreendedorismo e planejamento profissional e financeiro (e não de carreira, veja bem) deveriam ser temas abordados por nossos gestores junto à sua equipe. Afinal, funcionário consciente das suas oportunidades, com um "plano B" na manga e, portanto, preparado para qualquer mudança de humor no resultado da sua gráfica, trabalha mais motivado e produtivo, não importando o cenário, por pior que seja.

 

O SEGREDO ESTÁ SOMENTE EM VOCÊ!

Vamos recapitular algumas coisas para poder assim compreender a distância que precisamos percorrer para atingirmos nossos sonhos e nosso sucesso em 2016 e nos anos seguintes. Quantas pessoas você conhece que sempre afirmaram jamais conseguir algo e de repente, conseguiram tudo de uma hora para outra? Raras ou praticamente nunca conhecemos ninguém assim. Quantas pessoas você conhece que sempre se queixam de dificuldades de que todos estão sempre contra seu sucesso, tendo feito algo para que obtenha o sucesso almejado? Na verdade, nenhuma. Em geral essas pessoas estão com a síndrome do “não vai dar certo mesmo”.

Não se vence um jogo sem um preparo, nem treino e uma boa estratégia. Não se realiza uma viagem até seu destino, em segurança, sem realizar uma revisão no veículo, verificar qual melhor trajeto, qual estrada está mais bem conservada e qual o tempo previsto para chegar ao destino. Também não se ganha na loteria apenas querendo ganhar, é preciso jogar. Independentemente das dificuldades, prazos e interesses, sempre existirão vários fatores determinantes para a concretização ou não do esperado, porém, um dos mais importantes é o fazer algo, ter INICIATIVA, e ATITUDE.

Acreditar é tão importante quanto desejar, elaborar, analisar e agir. Tirando a chuva, nada cai do céu! O segredo está em nosso caráter, em nosso coração, em nossa vontade de vencer. Se acreditarmos que iremos vencer, venceremos desde que façamos de tudo para que isto realmente aconteça.

O segredo de nosso sucesso não depende do mundo e sim de nós mesmos. A distância do sucesso depende de sua determinação e do tamanho de seus passos para chegar até ele. Este é o grande segredo!

Siga a filosofia chinesa: crise é o mesmo que oportunidade. O mercado está repleto de bons negócios e ofertas em matérias-primas, serviços e fornecedores. Épocas propícias também para formar parcerias, permutas e contratos de risco. Criatividade e inovação são uma questão de ATITUDE, ambos desenvolvidos em treinamento. Em tempos como este é preciso um pouco de ousadia - e será que não é justamente isso que está faltando nas empresas para buscar soluções para a crise?

Sucessos em 2016 a todos vocês! São os meus votos.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)