Em nossas gráficas, para evoluir, temos que diferenciar custo de investimento
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Nas nossas gráficas, os gestores ainda não atentaram que faz parte da sua atividade MONTAR UMA EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO e não somente trabalhar no operacional. Montar uma equipe de alto desempenho significa dar extrema atenção para perfis, seleção, treinamento, utilização de Normas e Procedimentos (Boas Práticas), avaliação de desempenho e sucessão (se você perder algumas pessoas fundamentais, quem serão os substitutos). Os gestores, principalmente supervisores, gerentes e coordenadores precisam entender que sua principal função é preparar a equipe para fazer o trabalho com alto desempenho, embora ele gestor, sempre será cobrado pelos resultados do trabalho de seu setor. Entre o gestor e o trabalho operacional, existe a equipe.
Como disse logo no início, a maioria dos gestores, inclusive os donos de muitas gráficas não entendem que montar uma equipe de alta performance é a parte principal do seu trabalho. A prova desta afirmação é a pouca ou nenhuma preocupação, que os gestores têm com o mapeamento dos seus processos produtivos, elaboração de procedimentos escritos e de manuais de treinamento, planos de treinamento, integração intensa no momento da seleção de seus futuros funcionários, auditoria feita por ele próprio ou por terceiros, avaliação frequente (trimestral ou semestral), do desempenho dos seus profissionais com feedback claro, elaboração de planos de desenvolvimento individual para suprir as carências de seus comandados e identificação de planos B, caso uma pessoa fundamental da equipe vá embora.
Isso, sem falar da falta na maioria das empresas de um acompanhamento técnico de produtividade, custos e de pós-cálculo que, com os diversos sistemas de gestão existentes hoje no mercado brasileiro e acessível aos bolsos de gráficas de todo tamanho, levam as gráficas à INSOLVÊNCIA pois acreditam que tudo isso que falei acima, representa CUSTO, quando na verdade é um INVESTIMENTO com retorno rápido.
O usual é encontrarmos gestores com muita vontade, mas atormentados pelo acúmulo de problemas. Como não se preparam, não pedem ajuda, nem ao menos a um Coach e, não verificam os seus processos e suas equipes para o trabalho, eles precisam ser centralizadores e tornam-se ineficientes e estressados. Não desenvolvem em si próprios a principal característica de um gestor: GRANDEZA. Grandeza significa não ter medo de dizer "não sei e vou buscar ajuda". Grandeza significa saber olhar sua equipe como se olhasse pupilos, isto é, pessoas que estão sob sua responsabilidade e pelas quais ele deve zelar.
Gestores tanto os chefes como os donos de empresa normalmente "se matam" no trabalho operacional e se esquecem de ser gestores. São apenas MAIS UM TRABALHADOR NA OPERAÇÃO que "manda nos outros", algo do tipo "operador líder", mas nunca gestores. Também não possuem o que chamamos de "inteligência financeira", pois acham que TUDO custa muito e não leva a nada. Chefes de setor se queixam de que não conseguem formar boas equipes porque "a empresa paga muito pouco e não consigo atrair nem reter bons profissionais". Para estes que se queixam, tenho algumas orientações:
1º) A empresa está certa em "pagar pouco". Ela justamente o contratou (você chefe de setor) para que você organize o seu processo para ter alto desempenho com funcionários que ganham pouco. Se a empresa se dispusesse a pagar muito e somente contratar os melhores, você não seria necessário! Gestor serve para obter alto desempenho com ESCASSEZ DE RECURSOS, inclusive os humanos. Não sabia disto?
2º) Planeje seu processo (procedimentos, pontos de controle, indicadores, tecnologia, inspeção, auditoria, treinamento etc.) para que ele suporte e seja operado com alto desempenho pelas pessoas que a empresa PODE PAGAR e não pelos talentos com os quais você sonha. Quem sonha é "sonhador" e não é gestor.
3º) Caso você não entenda ou não concorde com as duas primeiras orientações, você será sempre um gestor medíocre, obtendo resultados ruins ou medianos para sua empresa e para sua vida, e terminará seus dias reclamando de que não teve as condições necessárias para ser um vencedor.
Obviamente, todos queremos contar com bons funcionários. O problema é o conceito de "bom". Bom funcionário é aquele que dá para a empresa a melhor relação custo x benefício no trabalho e não os grandes e caros talentos. Aqueles que tiverem potencial para serem desenvolvidos e promovidos devem ter atenção especial. Os outros ficarão contentes em apenas fazer eficazmente o trabalho operacional.
Uma grande equipe não é uma equipe dos melhores. É uma equipe com o perfil adequado para obter os resultados desejados e com o menor custo possível para a gráfica. Por isto, a questão do perfil do funcionário é fundamental e por isto a questão de normas e procedimentos de trabalho também o é. Para isso o gestor terá que conhecer e repensar o processo, além de organizá-lo de forma a que ocorra da maneira mais eficaz e barata.
Tecnologia, métodos de trabalho, controles preferencialmente com sistemas de gestão, supervisão e inspeção da qualidade do trabalho realizado e dos dados levantados pelo sistema, juntamente com o treinamento, devem ser planejados pelo gestor para que transformem os perfis que virão (dentro do que a empresa se dispõe a pagar) em equipes de alta performance. Desejo um ótimo carnaval para refletir sobre isso e, para logo após o carnaval colocar tudo isso a funcionar.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)