Empresários Brasileiros estão administrando suas Indústrias Gráficas de forma bastante positiva sendo que têm alcançado bons resultados.
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Diversos gráficos, e não são poucos, administram de forma positiva e eficiente a sua gráfica, seja qual for o seu porte, sendo de extrema importância poder agregar sempre que possível, novos conceitos, novas visões, novas formas de fazer, de programar, monitorar e controlar resultados.
As ferramentas de gestão gráfica oferecidas pelo mercado são plenamente satisfatórias, devendo, no entanto, ser escolhidas a dedo para cada tipo de necessidade. Estas ferramentas servem para que a empresa visualize seu desempenho, como se fosse uma fotografia de seu momento atual, quais são seus pontos fortes e fracos, onde o empresário deve dar maior prioridade.
O empresário que pensa de forma positiva deve ter em mente e de forma clara, a importância em raciocinar sempre em direção a um crescimento sustentado e bem estruturado. Nunca deve esquecer também que as pessoas que com ele trabalham, devem ter sua capacidade, habilidade e competência bem aproveitadas. Existe a necessidade de se colocar profissionais em áreas que sejam de sua especialidade, aproveitando todo o seu talento e seu potencial, levando-os a melhoria da produtividade.
Exerça o seu poder de líder e mostre o quanto pode contribuir para o crescimento de sua equipe e da sua gráfica, colocando em prática ações que levem satisfação e realização de seu capital humano. Entenda que cada profissional pensa e interpreta a liderança da uma forma, então conheça um a um e prepare-se para extrair o máximo deles.
A sua equipe e conseqüentemente a empresa será reflexa da sua forma de liderar, que pode ser enérgica, democrática, competitiva ao extremo ou carismática. Na verdade não importa como será esta liderança o que irá valer é a forma de lidar com os subordinados hierárquicos nos momentos difíceis, quais serão as tarefas e os respectivos responsáveis e como os resultados serão alcançados. Isto deverá estar bem claro para o empresário.
Não tire conclusões precipitadas, dialogando sempre antes de tomar decisões importantes. Tenha como sua máxima de que "nada é tão bom que não possa ser melhorado", pense desta forma e trabalhe com esta filosofia que os resultados aparecerão como conseqüência.
O papel maior do administrador que pensa e age de forma positiva, é saber quais são seus limites e deficiências e os da empresa como um todo, desafiando sempre as pessoas ao envolvimento, a agirem com sinergia, plantando a idéia de uma equipe coesa.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)