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Entenda como um Empresário Gráfico conseguiu em pouco tempo, transformar o seu faturamento anual de R$ 4 milhões, em uma dívida de R$ 850 mil

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Algumas semanas atrás conversei longamente com um empresário gráfico que assessorei ha uns quatro ou cinco anos quando me chamou para alavancar a sua empresa em uma cidade no interior de São Paulo. Vou contar parte de sua história e usar o pseudônimo "João" para guardar a sua privacidade, mas com a sua autorização, vou compartilhar abertamente o seu problema, porque seguramente essa patologia é vivida por muitas empresas e seus gestores por todo o Brasil.

Nos últimos 10 anos, João, que começou o seu negócio do zero e com muita luta, conquistou o sucesso, começou a crescer ha cerca de cinco anos e viu sua gráfica crescer financeiramente, conquistando muito prestígio entre seus clientes sendo que também no meio social em que vivia era muito bem visto. Neste mesmo período, enquanto via o seu negócio prosperar até hoje, João paralelamente gastou mais de 10 milhões de reais e, atualmente, pelo seu estilo de vida, o seu patrimônio foi reduzido a zero.

Desculpem-me, mas para ser mais preciso, o seu patrimônio na realidade atualmente é uma dívida de aproximadamente 850 mil reais.

As duas gráficas do João embora pequenas, que têm uma excelente qualidade de material impresso e um faturamento somado entre as duas empresas de mais de 4 milhões por ano, têm fechado o resultado de um fluxo de caixa mensal negativo que já ultrapassou o valor de 50 mil reais. Isso porque além dos custos operacionais regulares, as empresas estão com gastos excessivos, o que inclui um gasto mensal adicional de 30 mil reais, relativo aos empréstimos bancários e parcelamentos de impostos atrasados, dívidas contraídas também para bancar o seu estilo de vida.

João tem 52 anos, casado há quase 20, tem dois filhos que ainda estudam e é uma pessoa honesta e trabalhadora. Então, como ele conseguiu se meter nessa situação depois de ter ganhado tanto dinheiro e construído um negócio tão promissor?

Eu conheço muito bem o empresário e sua família além das duas pequenas gráficas. Posso assegurar que não estamos falando de um problema da propalada crise que as empresas pudessem estar atravessando,pois adotou em ambas os sistemas preconizados de BPF&G, mas única e exclusivamente de um problema relacionado ao seu estilo particular de vida.

João não é dependente químico, não sustenta amantes em paralelo, não é viciado em jogo e nem perdeu o seu dinheiro na Bolsa de Valores. Há muitos anos João é viciado numa droga que afeta a todas as camadas da sociedade. Ricos e pobres de todas as raças e credos a cada dia têm sofrido muito pelos efeitos destrutivos deste psicotrópico devastador chamado de CONSUMISMO.

Não estou me referindo a um consumo consciente por experimentar novos produtos, considerando inclusive que este é um dos motores da economia, mas sim a um exagero doentio, o que estou classificando como consumismo. Apesar de não ser psicólogo, pela minha experiência como consultor e Coach em mais de 28 anos atendendo executivos e empreendedores em gráficas, pude observar em inúmeros casos que o consumismo é uma séria patologia comportamental que faz com que o indivíduo, sem que ele tenha a consciência clara desta condição, consuma de forma desenfreada produtos ou serviços sem a real necessidade dos mesmos.

Observei que as razões para este comportamento, como por exemplo, a necessidade de aceitação social, o que neste caso, grifes e marcas passam a ter uma enorme importância, falta de autoestima, dentre outras razões que podem dar origem a um comportamento extremamente consumista. Este estilo de vida é rapidamente assimilado por toda família que passa associar a sua felicidade ao consumo de produtos, seja um novo modelo de celular, um novo carro, roupas de moda, viagens que os amigos fazem, novos modelos de computador, compras excessivas no supermercado, ida a restaurantes badalados, tudo isso fomentado por excessivo tempo assistindo TV ou internet, onde todos são bombardeados pelos estímulos da propaganda.

É um estilo de vida que se manifesta em todas as camadas da sociedade. Nas classes mais baixas, os cheques pré-datados, promoções relâmpagos, representam "oportunidades" imperdíveis que fazem com que o indivíduo mergulhe na escravidão do cartão de crédito, cheque especial e dos empréstimos extorsivos de instituições financeiras e até de agiotas. Como consequência, passará toda a vida pagando contas sem evoluir. Sempre terá pose de bacana com a sua TV a cabo 3D e o seu carro financiado em 60 prestações, mas terá a sua caixa de correio sempre lotada de cartas de cobrança.

Eu poderia me alongar muito neste tema, mas vou resumir. O segredo básico para construir uma vida próspera é simples: gastar menos do que ganha. "Mas é impossível viver gastando menos do que eu gasto. Eu ganho muito pouco" dizem muitos. Outra muito comum, dita por aqueles que já estão num estágio mais avançado é: "Pra que vou guardar dinheiro? Eu não sei nem se vou tá vivo amanhã…".

Pra você prosperar, poder ajudar outras pessoas e acumular capital para poder investir numa real oportunidade de negócios, é necessário estar livre do consumismo, livre desta escravidão psíquica, com a sua família saudável e pronta para construir um futuro promissor. Consumismo e prosperidade são inimigos, percebeu?

Para finalizar, e o que vai acontecer com o João? Bem, infelizmente ele e toda sua família vão arcar com as consequências do estilo de vida em que viveram até hoje. Eu vou ajudá-lo a fazer um plano de longo prazo para sair dessa, além de recomendá-lo um tratamento com um psicólogo. Se ele tiver disciplina e humildade, com muito trabalho, tenho a certeza que vai virar o jogo. Do contrário, o buraco só vai aumentar, transformando-se num poço sem fundo. As consequências neste caso seriam incalculáveis.

Para os que esperavam um final feliz, desculpem-me desapontá-los. Se você se identificou com alguma parte desta história, não pague pra ver e peça ajuda imediatamente para um amigo, pessoas de confiança ou até ajuda profissional. Do contrário, tenha a certeza de que você poderá pagar muito caro. Infelizmente assistimos isso também em outras áreas.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)