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Eu não matei a minha sogra!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

O Presidente Roosevelt dos Estados Unidos em certa ocasião queria testar o impacto de suas palavras com relação à atenção das pessoas ao exclamar em uma reunião “Hoje eu matei a minha sogra”. Poucos se detiveram nestas palavras. Seria normal um Presidente dos USA matar a sua sogra e em seguida discursar para uma plateia? Como disse antes, sòmente poucos se detiveram para prestar atenção nestas palavras.

É o que também acontece conosco. Somos a todo instante bombardeados por informações, seja pelo jornal, pelo radio ou TV ou mesmo pela Internet, além de ouvir a cada momento milhares de palavras ditas nos celulares ou lidas no “whatsappps”. Devemos prestar atenção a tudo o que ouvimos? Certamente iremos descartar a maior parte das informações, não levando em conta se são importantes ou não para nós e para nossa empresa.

Ficamos então com a pergunta no ar, se devemos realmente prestar atenção a todo tipo de informação que nos circunda. A resposta, sem o mínimo de receio de errar é: nas informações simples, que nos agradem e sejam dignas de ser absorvidas e implementadas, a atenção deve ser total. Você por acaso encaminha aos teus amigos TODAS as mensagens de E-Mail que recebe? Certamente não. Faz uma filtragem ou nem isso, “deleta” antes de ler. Este artigo seria só mais um entre tantos que você lê diariamente, não fosse a piada que se segue.

 

UM CASO DE GESTÃO EMPRESARIAL

Um casal de namorados estava caminhando, quando ao passar em frente a uma obra os pedreiros gritaram: “Ô cara! Não fica aí só passeando com a garota! Leva ela para um lugar escuro e beija ela!”.

O rapaz, bastante envergonhado, segue seu caminho com a namorada e passam por um parque onde se encontram vários aposentados batendo papo e ao vê-los começam a gritar: “De mãozinha dada com a garota? Você deveria leva-la a um Motel. Parece um boiola”.

O rapaz cada vez mais envergonhado levou a namorada para casa e se despede com um beijo na testa dela dizendo: “Até amanhã meu amor”.

A moça lhe responde: “Até amanhã, sua bicha surda!”.

 

CONCLUSÃO:

Escute e ponha em prática os conselhos úteis que lê ou que ouve dos consultores externos. Normalmente são pessoas com experiência. Se não fizer isso, sua imagem e gestão empresarial poderão ser seriamente afetadas.

 

Estamos quase em setembro de 2014 e as previsões são bastante fúnebres, do ponto de vista comercial e de lucratividade.

Evidentemente teremos que rever nossa posição frente ao mercado, à tecnologia e às exigências de nossos clientes.

ALGUMAS GRÁFICAS E CONVERTEDORES DE RÓTULOS E ETIQUETAS JÁ O FEIZERAM E NÃO TEM DO QUE SE QUEIXAR. Tenho visitado empresas inclusive da área promocional e editorial com 80% da capacidade ocupada.

Deveremos nos preocupar não só com o desempenho externo de nossas empresas, más e principalmente com os nossos OBJETIVOS E METAS. Teremos que estudar nosso relacionamento societário e familiar, frente aos problemas da empresa, verificando se tudo corre às mil maravilhas. Em caso contrário, devemos procurar ajuda, por exemplo, através de uma mediação profissional ou um Coach.

Importante também repisar a necessidade de treinamento em todos os níveis, principalmente por parte do empresário que deve estar “up to date” com as novas tendências dos recursos humanos, do mercado competitivo, dos custos, da tecnologia gráfica, enfim, de tudo o que necessita para a gestão lucrativa da empresa.

 

A DICA DE HOJE:

Você tem que estar ciente de que não vende impressos ou serviços gráficos. Você vende soluções para um problema. O problema do cliente! É lógico então que só irá vender esta solução para o cliente que estiver necessitando dele. Quem é este cliente? Onde está este cliente? Esta simples maneira de pensar pode ajudar você ainda em 2014 mas principalmente em 2015.

Pense nisso e...

Sucesso!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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