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Faça de 2005 um ano diferente!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Por que é que algumas empresas gráficas dão lucro e outras amargam prejuízo? As perspectivas de que a política monetária se torne mais apertada nos próximos tempos - o que podemos traduzir por elevação do custo do crédito, aumento da inflação por influência de fatores externos, Dólar desvalorizado em relação ao Euro, cenário industrial ainda instável embora com tendência a crescimento - levam as nossas empresas a buscar um futuro mais seguro e menos conturbado. Portanto coloca-se a pergunta:

" O que devemos fazer?"

- Defina o futuro de sua empresa

A primeira coisa que devemos fazer é imaginar um cenário daquilo que realmente queremos para nossa empresa. Todavia, deveremos definir o que nós como seres humanos gostaríamos de ter e fazer no próximo ano. Este futuro que imaginamos para nós mesmos irá definir a pessoa que teremos que ser. Neste caso, cada um de nós deverá identificar as características e qualidades que gostaria de possuir, sendo que você deve pensar sempre em algo mais do que é hoje. Tenho a certeza de que você é capaz de fazer mais do que jamais sonhou que fosse possível fazer. Faça, portanto, um Planejamento Estratégico para sua empresa e naturalmente também para suas ações. Embuta neste planejamento situações viáveis a curto, médio e longo prazo. Analise o mercado, leia artigos de diversos autores da área econômica, financeira, industrial e comercial, para poder começar a construir o seu próprio cenário do futuro. Não tente copiar soluções de outros que deram certo, pois será muito mais produtivo se você construir o seu próprio futuro.

- Elabore o orçamento de sua empresa

Com base nas informações internas de sua empresa, como custos, previsão de vendas, produção e produtividade, nichos de mercado não atingidos, estruturação de pedidos adequada aos seus equipamentos, bem como aos dados contábeis que você possui, faça um exercício: imagine quanto pretende faturar (com base na previsão de vendas), quais os seus custos fixos, quais os seus custos sobre os produtos vendidos, estipule a sua margem e veja a que conclusão você chega. Verifique se as metas são atingíveis ou se você deve investir em pessoal ou mesmo equipamentos para chegar aos valores previstos. Pense grande! Porém sempre dentro de uma realidade. Informe-se sobre o crescimento do PIB previsto para o próximo ano, verifique a capacitação do seu pessoal de vendas, o índice de produtividade alcançável em sua empresa usando sempre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e reveja aquilo que planejou. Se você verifica que é impossível, trace metas mais "amenas" contudo viáveis. Não adianta colocar metas que serão inatingíveis, só para que você tenha números a alcançar. Isso será fictício.

- Repense Hábitos e Rotinas

Sente-se em sua escrivaninha num domingo onde ninguém o perturba, ou mesmo durante a semana, solicitando a não o (a) interromperem sob nenhum pretexto, descrevendo o seu dia normal e as rotinas da sua empresa. Coloque isso no papel e depois reflita sobre cada um dos atos praticados por VOCÊ e pelos setores da sua empresa. Reconsidere vários aspectos e passe a anotar as mudanças que pretende fazer no próximo ano (ou ainda imediatamente). Modifique seus hábitos, as pessoas que você recebe normalmente e que somente lhe tomam tempo, liberte-se daqueles que limitam suas ações e ligue-se às pessoas que realmente possam contribuir para levar adiante o seu intento e ajudá-lo a VIVER o seu dia-a-dia mais intensamente e não premido por necessidades. Faça algo novo que acrescente algo em sua vida, como a prática de um esporte (ou Yoga, Tai-Chi, etc.), um curso de inglês, vá a algum lugar diferente para se distrair e com isso renovar a sua mente.

- Torne sua empresa mais eficaz

Faça da organização um hábito saudável. Inicie por sua escrivaninha. A desorganização causa vários prejuízos que podem destruir totalmente o seu planejamento estratégico. Discipline seus funcionários a fornecerem relatórios confiáveis. Utilize-se das várias ferramentas de gestão existentes no mercado. Realmente não é dinheiro jogado fora como muitos colegas afirmam. Você não imagina, como é muito mais fácil administrar sua gráfica, com relatórios confiáveis de todos os setores (Vendas, Produção, Financeiro, Contabilidade, Compras, etc..). Institua na sua produção normas e controles para melhorar o desempenho reduzindo seus custos, melhorando a qualidade e evitando devoluções. Treine e capacite seu pessoal de vendas e de atendimento interno a clientes. Orçamentistas devem entender de gráfica e não ser somente digitadores de programas ou mesmo multiplicadores de matéria prima por um índice qualquer. O tempo em que amarrávamos cachorro com lingüiça já se foi há muito tempo.

- Pare de se estressar

Pare imediatamente de ser o "bombeiro" da empresa. Apagar incêndios não é bem o perfil desejável de um empresário gráfico. Se você seguir os passos acima descritos, certamente você não necessitará mais andar com a "sirene" ligada. Além de sofrer emocionalmente e se desgastar por causa da falha de outros, isso interferirá em sua vida particular. Seja coerente. Use a cabeça. Comece imediatamente e faça de 2005 um ano diferente.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)