Gestão de Riscos e o Aumento de Custos de Produção
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Ter sucesso na Gestão de Riscos não significa necessariamente que não haverá riscos, mas que fomos capazes de quantificar o risco e decidir que riscos estamos dispostos a correr. Gestão de riscos é tomar decisões ou mapear os riscos de forma a contribuir para que estas decisões sejam tomadas. Em contrapartida iremos considerar o valor da informação no confronto com os custos da segurança da informação.
Não podemos deixar de considerar na análise de riscos aspectos que incidam na rentabilidade da nossa empresa. Neste sentido, gostaríamos de alertar os senhores empresários gráficos sobre os constantes aumentos de preço de nossos insumos, seja por que motivo for.
Infelizmente, somos muitas vezes surpreendidos com avisos de aumento a curto prazo. O que acontecerá com os orçamentos já emitidos, com prazos de validade de às vezes 30 dias? Teremos que honrá-los e, certamente iremos trabalhar no vermelho.
A fim de evitar isso, recomendamos que o prazo de validade de um orçamento, seja neste momento de 5 a 7 dias úteis no máximo, sendo que deverá ser feita uma alteração no sistema quando da geração da proposta de venda. Em não havendo sistema, deverá forçosamente estar aposto na proposta ofertada, a validade da mesma, para todos os efeitos legais.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)