Thomaz Caspary: Gráfica paulista cresce 50% em tres anos após implantar o seu plano de negócios :: Guia do Gráfico ::
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Gráfica paulista cresce 50% em tres anos após implantar o seu plano de negócios

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Quando há quatro anos, fomos chamados ao interior de São Paulo para verificar o que acontecia a uma gráfica de impressos promocionais, encontramos uma gráfica que se dedicava à impressão de “flyers” e folhetos imobiliários e de outros impressos planos não promocionais para as indústrias da região, sendo que estes três tipos de serviço representavam 100% do faturamento da empresa. A gráfica na época brigava no mercado, lutando com seus concorrentes, muitas vezes enfrentando concorrência desleal e era como sabemos, um entre muitos, que imprimiam o que chamamos de “commodities”.

Existia, porém uma grande diferença com relação a outras tantas gráficas. Esta diferença que era o seu comandante, e se chamava Fernando, um pujante empresário do ramo., homem de uma visão extraordinária, que ao lado de “Dona Edite” como carinhosamente a conhecemos, mudou os rumos da empresa. Na ocasião quando falamos que o mercado de impressos, da forma como era apresentado, tinham um futuro sombrio, sendo que não daríamos mais de 5 anos para que este mercado ficasse totalmente inviável, em virtude da concorrência predatória e da redução de consumo deste tipo de trabalhos. A partir daí o Sr. Fernando começou de forma peculiar, a pensar no mercado. Fazia-se perguntas do tipo:

“Devo fazer impressos diferentes para mercados atuais?”
“Pretendo produzir impressos especiais para novos mercados?”
“Devo mudar minha visão para a área da Promoção Digital?”

Devo confessar que o Sr. Fernando passou um bom tempo “ruminando” estas idéias procurando daqui e dali como atingir os seus propósitos, ou seja, o de transformar uma empresa de impressos promocionais em uma pujante fábrica de produtos novos para mercados atuais e naturalmente abrindo novos mercados. Visitas a feiras não faltaram e não sòmente a feiras do ramo gráfico. Um empresário como este que queira renovar o seu negócio, deve ter a mente aberta para novidades, quer sejam do ramo ou não. Para os que não sabem o grande fabricante de telefones celulares Nokia, era antigamente um dos grandes fabricantes de Papel e Celulose da Europa. Um homem de visão transformou a fábrica de papel em um dos gigantes da telefonia celular da época.

A pergunta principal e fundamental a ser respondida era: “Qual é realmente o nosso negócio?” Quando uma empresa define mal o seu negócio, ela dispersa recursos e fica vulnerável. A cúpula da empresa, no caso auxiliada por Da. Edite e seu filho Bernardo tinha que pensar nos problemas da nova atividade, como o desenvolvimento de impressos especiais, a sua fabricação, a comercialização, prestação de serviços etc. O segundo passo a pensar foi o dos mercados e segmentos sobre os quais a empresa julga conveniente concentrar-se. O terceiro ponto é que a empresa não poderia perder a sua identidade como líder de mercado dando ênfase à pesquisa e ao lançamento de novos produtos.

Hoje a então gráfica que imprimia folhetos no interior de São Paulo, se transforma em uma pujante indústria de produtos de papelaria de plástico e outros materiais, onde a produção impressos promocionais planos, representa um ínfimo percentual de sua produção devendo ser descontinuado em breve. Após um bem elaborado estudo de mercado e a aquisição de equipamentos de última geração na Europa, esta agora Indústria de material para papelaria, produz hoje com tecnologia de ponta modernos produtos tanto de uso em papelaria como também material utilizado em informática, além de uma linha de papeis de presente e produtos personalizados. Está capacitada também para prestar serviços para terceiros em diversos segmentos, sendo o único fabricante no Brasil de determinados produtos para papelaria com qualidade internacional.

Da mesma forma como agiu o Sr. Fernando, qualquer empresário gráfico, deve pensar no futuro de sua empresa. O planejamento estratégico aliado ao Plano de Negócios, neste caso é de fundamental importância, sendo que este pode ser informal ou formal. No caso do planejamento formal, este conta com uma boa dose de intuição que é essencial no mundo dos negócios, más também de todo um sistema estruturado de análise e decisão. Existe um registro preciso dos objetivos e das estratégias da empresa, dos planos de ação e também das premissas nas quais os planos foram baseados.

Você amigo gráfico que está passando por dificuldades, pois seus concorrentes lhe “roubam” todo o serviço, já pensou em mudar as coisas? Ainda está em tempo!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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