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Gráficas: Atenção! Cuidado, Perigo!

Thomaz Caspary ( In memoriam )

A magnitude e a velocidade das mudanças tecnológicas em todos os setores, tanto de chão de fábrica, como de administração, têm trazido um impacto dramático sobre as pessoas e seus locais de trabalho nos últimos tempos. E o futuro nos acena com uma aceleração ainda maior em termos de inovação, tecnologia e globalização. Já se dizia há mais de 2.500 anos: "Nada existe de permanente, exceto a mudança". O problema agora está na rapidez e na propagação dessas mudanças. Precisamos nos esforçar para melhorar nossa flexibilidade, velocidade e qualidade do trabalho realizado e, ainda, dar importância para a produtividade. Isso porque as gráficas sabem que os clientes não apenas exigem produtos e serviços rápidos e com qualidade impecável: eles também querem que os produtos e serviços não sejam caros. As nossas gráficas precisam de resultados positivos que só poderão ser alcançados com uma mão de obra adequadamente treinada, em todos os setores, seja de comercialização, custos, planejamento da produção, da própria produção e naturalmente pós-vendas e levantamento imediato do desempenho da equipe de vendas e da produção. Estas medidas através de ferramentas compatíveis com as necessidades de cada gráfica.

Estamos com falta de mão de obra especializada de bom nível na nossa indústria. A formação de mão de obra é escassa, ou seja, necessitamos de mais gente do que podemos formar no momento. Por outro lado, o empresário gráfico, principalmente o médio e o pequeno, não quer dispender um valor de salário, compatível com suas exigências técnicas e qualitativas, se contentando com um profissional que aperte os botões corretos, sem estragar a máquina. É claro que este empresário gráfico, não pode esperar do funcionário, boa vontade, amplos conhecimentos (pois não treina o seu empregado), tendo como resultado, baixa produtividade, desperdício de material, falta completa de qualidade não sabendo no final do mês o porquê dos altos custos e do prejuízo na empresa. O que acontece nestas gráficas é o seguinte: Para elas, ninguém é perfeito levando o dono da gráfica a abrandar os critérios técnicos para contratar seus funcionários, não colocando as pessoas certas em seus devidos lugares. Um perfeito "Tapa-Buracos"! E depois não sabe por que a empresa vai mal, ou por que seu concorrente tem preços de venda melhores. Milagre? Não! Competência!

Tudo mudou, está mudando e deverá mudar no futuro com uma rapidez cada vez maior. Além do que ocorre nas gráficas, há também mudanças na maneira como nos relacionamos com as pessoas, sejam elas clientes, colegas de trabalho ou mesmo funcionários subalternos. Mudanças na forma como buscamos uma vida mais longa, mais saudável e mais feliz. Todos os funcionários, independentemente de trabalharem nas linhas de produção ou nos escritórios, precisam se ver como um empresário, um vendedor especializado de serviços gráficos, que seja conhecida por todos - VOCÊ. Então, se você não conseguir se vender, não conseguirá atingir o sucesso. Cada dia mais os nossos profissionais precisam se preocupar em se conhecer, para saber quais características possuem. Isso é importante para conseguir fortalecer suas virtudes e trabalhar os seus defeitos na área profissional. Cada dia mais as gráficas procuram profissionais éticos, que tenham entusiasmo, iniciativa, responsabilidade, bom humor, competência naquilo que fazem e ainda que consigam ter um bom relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho. Para que isso aconteça, o dono da gráfica terá que ser psicólogo, ou contratar um especialista em Recursos Humanos, ou ainda um Consultor de Empresas com habilidade no trato com as pessoas, além de bons conhecimentos na área gráfica. Uma outra maneira de conseguir se diferenciar nesse novo contexto do mercado de trabalho é usar ao máximo a sua criatividade. Veja que criatividade é simplesmente buscar fazer de forma diferente aquilo que todos fazem de uma forma igual. Pensar uma nova maneira, mais prática, melhor, mais barata ou mais rápida de fazer as suas atividades, para conseguir atingir reconhecimento da sua gráfica no mercado, rentabilidade efetiva nas vendas e finalmente o tão esperado Lucro.

Para isso você precisa investir em treinamento de pessoal, implantar sistemas de gestão informatizados (que não custam tanto quanto você pensa e trazem resultados mais rápido do que você imagina) colocando evidentemente pessoal treinado para desenvolver estas atividades.

Buscar um consultor de empresas que seja do ramo, mesmo que por pouco tempo, poderá significar uma alavancagem em seu negócio, com resultados em curto prazo. Estas dicas rápidas, mais baratas do que você imagina, são para que você possa ficar longe do "perigo" de não chegar ao final do ano.

Boa sorte e, Suce$$o!

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult.




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