Lâmpadas na Indústria Gráfica: o uso da tecnologia e o aumento da vida útil da lâmpada :: Guia do Gráfico ::
X
Formulário de Contato





Mensagem Enviada
ClassificadosProdutos e ServiçosGráficasEmpregos

Lâmpadas na Indústria Gráfica: o uso da tecnologia e o aumento da vida útil da lâmpada

Roberto Mascoli, da UVPlus

Todos os usuários de lâmpadas UV conhecem o problema de enegrecimento nas extremidades de Lâmpadas UV, especialmente nas indústrias de impressão de etiquetas: embora a lâmpada funcione bem, há momentos em que as bordas não secam completamente, especialmente ao operar a lâmpada na potência máxima.

A razão para isso é a erosão dos eletrodos, que resulta no "escurecimento" comum em torno da área do eletrodo. Este enegrecimento pode ter cerca de 2 a 3cm de largura em cada extremidade; portanto, a largura de cura UV máxima possível, gradualmente, se torna menor. Devido a isso, as lâmpadas precisam ser trocadas antes, embora a energia UV no meio da lâmpada, ainda seja claramente superior a 75%.

Passamos a praticar um ciclo de halogênio diferente: este novo ciclo com medidas corretivas minimiza a ação em que as extremidades enegrecem. Isso pode aumentar a vida útil da lâmpada em aproximadamente 20%.

Como funciona?

Para explicar em termos simplíssimo, a resposta está nas moléculas de halogênio especiais localizada s na descarga: elas combinam com as partículas de tungstênio que evaporam dos eletrodos. Essa conexão é continua até que elas colidam com o eletrodo. Quando isso acontece, a conexão é interrompida. A partícula de tungstênio conecta-se novamente ao eletrodo e a molécula de halogênio continua se movendo através da lâmpa da, para se unir à próxima partícula de tungstênio.

Naturalmente, esse ciclo de halogênio só funciona quando a lâmpada está na temperatura ideal de opera ção; este é, normalmente, o sucesso obtido quando os parâmetros na planta UV do cliente são ajustados corretamente.

O processo das partículas de tungstênio vaporizadas que encontram o caminho de volta ao eletrodo, resulta em uma l âmpada quase livre do escurecimento final, e aumenta significativamente a vida útil da lâmpada.

Há muitas vantagens para o usuário:

• Vida útil mais longa em toda a largura de trabalho.
• Baixa a queda de radiação na faixa efetiva de cura UV.
• Custos anuais menores para lâmpadas de substituição.
• Menos tempo para trocar as lâmpadas

Esta tecnologia do ciclo de halogênio não é completamente nova. Ela tem sido usada com sucesso há muitos anos para lâmpadas elétricas, especificamente nas lâmpadas usadas para faróis de veículos.

Anteriormente as lâmpadas se tornavam mais escuras devido ao material evaporado do filamento; e as luzes do carro f icavam mais fracas, embora as luzes ainda funcionassem: elas não eram brilhantes o suficiente. O ciclo de halogênio garante que a lâmpada permaneça limpa, porque quase todo o material vaporizado é transportado de volta para o filamento. Este processo continua até que o filamento se quebre e a lâmpada não acenda. Aqui as vantagens são, também, uma vida útil substancialmente mais longa e a iluminação, claramente reduzida na versão anterior, melhorando significativamente.

Esta tecnologia já foi transportada com sucesso para a fabricação de nossas lâmpadas de cura UV. Isto é conseguido através do processamento de materiais adicionais. Os benefícios dessa tecnologia podem, portanto, beneficiar muito aos nossos clientes.




* Roberto Mascoli
UVPlus
Mais informações: (11) 2533-9160 / Cel. (11) 992-451-024 (Claro).
E-mail: uvplus@uol.com.br
Interdeck UV - Curadora UV - Lâmpada UV




Clique aqui se sua empresa fornece produtos ou presta serviços para gráficas
Clique aqui se sua empresa é uma gráfica.
Anuncie sua EMPRESA | Anuncie MÁQUINAS usadas | Anuncie vagas de EMPREGO