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Muito papo, pouca ação e nenhum resultado.

Thomaz Caspary ( In memoriam )

É o seguinte: eu tenho notado que muitas pessoas ficam presas somente a teoria e esquecem de agir. Como assim? Vou explicar!

Pra trabalhar em gráfica, é óbvio que precisamos estudar, porém muitas pessoas ficam só estudando, lendo, buscando “dicas”, mas não colocam o que aprendem em prática.

Por exemplo: pra trabalhar em gráfica, é preciso ter noções muito boas de tecnologia, de qualidade, de custos e formação de preço, de finanças, administração e da estrutura comercial, Planejamento e Controles, etc.

Eu percebo que muitas pessoas sabem dessas coisas teóricas, mas não colocam em prática. Uns ficam com medo de não dar certo, outros acham que não vão dar conta e por aí vai.

 

Quer resultados diferentes? Então tenha atitudes diferentes.

Imagine que você está sentado numa cadeira e esteja com sede. Há 5 metros de você, tem uma garrafa de água gelada e um copo do lado. Pra você matar sua sede, você precisa fazer o que?

Obviamente se levantar, caminhar até ficar próximo da garrafa com o copo e se servir. Mas e se você não se levantar e ficar apenas olhando, o que irá acontecer? Certamente você continuará com sede, concorda?

Na empresa é a mesma coisa. Se você está com sede (vontade de ganhar dinheiro) e está vendo a garrafa de água com um copo (teoria com a parte prática – o cliente), o que te resta fazer? Vai ficar olhando ou vai tomar uma ATITUDE?

Muitas promessas e nenhuma delas cumprida. Muitos sonhos e nenhum deles realizado. Muitas ações e, nenhuma delas efetiva. É isso que ocorre hoje em dia em nossas empresas, pois nossos gestores, infelizmente não se dão ao trabalho de estudar as situações através de programas de gestão, que trazem sem dúvida alguma, um fabuloso Feedback de todas as situações em todas as áreas da empresa.

Acontece que na prática a teoria é outra e, o gestor necessita ir constantemente à produção a fim de verificar papel, tinta, qualidade, comportamento de funcionários, sequencia de trabalhos e tudo o mais que deveria ser feito por um dos seus comandados.

Sabemos perfeitamente que lugar de empreendedor é no comando da empresa. Este comando é exercido através de delegação de poderes e do controle, através de Feedback seja em reuniões ou através de dados gerados pelo sistema de informações.

Muito achismo e pouca certeza na análise de dados na gráfica. Avaliar a qualidade de um trabalho vai muito além do simples “gostei ou não gostei”. É preciso embasamento e consistência.

Quando um profissional é solicitado para planejar e executar um trabalho, entende-se que ele possui conhecimento e capacidade necessários para realizá-lo, caso contrário, o próprio solicitante o faria.

Esses requisitos e posturas também valem para consultorias em parceria com os gestores das gráficas. Todo profissional deve ter um senso apurado para o atendimento eficiente aos clientes, visando sempre alcançar o máximo de resultado segundo as necessidades apresentadas e o próprio know-how para desenvolver soluções adequadas.

 

Muito Papo, pouca Ação e nenhum resultado.

O dono da gráfica discute com seu gerente de vendas sobre um trabalho de R$ 30 mil que o concorrente levou por R$ 27 mil e nem consultou se a gente acompanhava. Isto acontece a cada dia algumas vezes. Agora pergunto: Quanto em Reais este trabalho de R$ 30 mil, deixaria de lucro líquido e quanto tempo ele ocuparia as máquinas da gráfica?

Será que o dono desta gráfica não teria outra preocupação? Cito o exemplo: Quantos clientes são clientes que deixam Lucro e não requerem tanta atenção quanto o caso deste, cujo pedido de R$ 30 mil nós perdemos? Quantos clientes que não nos dão pedidos, estamos visitando? Que tipo de pedidos são interessantes para a minha gráfica em termos de lucro líquido e tempo interno de transformação ou permanência? Outra preocupação: Tenho muito estoque intermediário?

Poderíamos enumerar ainda uma série de estudos, para verificar que estamos discutindo muito dentro da nossa empresa, porém não as coisas urgentes e importantes. É muito papo, uma tempestade dentro de um copo d’água para pouco ou nenhum resultado.

Pense nisso e busque um conselho de profissional especializado em diagnosticar e solucionar inúmeros problemas que impedem o crescimento da sua gráfica.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)




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