Não adianta termos procedimentos de gestão e de trabalho. Precisamos isto sim, de produtividade!
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Gráficas de todos os portes têm aderido à onda da definição de processos de Gestão. Algumas entraram tão fundo nesse modelo de gestão que se tornaram empresas totalmente orientadas por estes processos. Eu sou um grande defensor de normas e procedimentos, principalmente na parte que tange a Informação e comunicação correta. Acredito também que a alta direção deve dedicar cada vez mais tempo para incentivar a equipe a participar da adoção e da constante melhoria entre os métodos. Sem esse apoio, os processos simplesmente caem em desuso.
Tenho tido contato com muitas gráficas com procedimentos em diversos estágios de desenvolvimento, mas são poucas as que realmente conseguem transformá-los em operações bem orquestradas de negócio. O maior problema é que definir, otimizar ou mudar radicalmente qualquer tipo de estrutura de processo, pode não trazer os resultados práticos esperados se não tiver uma estratégia de produtividade atrelada. Na maioria dos casos, as empresas documentam seus procedimentos, publicam na Intranet e acham que a equipe vai usar sempre que precisar e, não é bem isso.
Algumas gráficas adotam algum tipo de sistema para gestão de seus processos, mas, às vezes, a complexidade é tão grande que dificilmente o benefício aparece na ponta. Pouquíssimas estão realmente monitorando seus métodos para entenderem onde estão os gaps de execução e raríssimas empresas estão empregando os sistemas de monitoramento em conjunto com ferramentas de aumento da produtividade.
De que adianta ter a metodologia perfeita se, quando as atividades forem distribuídas entre os colaboradores, eles não têm tempo para executá-las? De que adianta ter toda a documentação se, quando a equipe que precisa checar algum procedimento, não tem fácil acesso? Não é suficiente ter processos, é preciso pensar na produtividade destes na ponta. Tem que haver a preocupação da forma como as atividades de diversos procedimentos devem ser priorizadas e sobrepostas.
Se o colaborador usa Microsoft Outlook, ou algum outro software gráfico que temos no Brasil para gerenciar suas atividades diárias, é dentro destes aplicativos que as atividades do processo devem estar inseridas e gerenciadas de forma macro pelo sistema de monitoramento.
Neste momento de crise, muitas gráficas, com falta de prosperidade começam a olhar para dentro para melhorar seus processos. Essa deveria ser uma prática constante e não apenas esporádica, mas quando esse momento chegar, pense não apenas no processo, e sim, em como torná-lo produtivo na ponta da execução.
A nossa empresa com diversos especialistas em gerenciamento do tempo e produtividade empresarial já tendo implantado os sistemas de Boas Práticas de Fabricação e Gestão com resultados de real aumento de produtividade, em segmentos gráficos das área de Embalagens em Papel cartão, Impressão comercial e promocional, convertedores de material autoadesivo em diversos sistemas, Impressão Digital e Transpromo, está apta a ajudar também você, seja micro, média ou grande empresa gráfica.