Neste momento, a mudança imediata da sua ATITUDE é a única condição para sua empresa deslanchar
É HORA DE TIRAR ÁGUA DE PEDRA...
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Encerramos o primeiro trimestre de 2015 num clima político e econômico, como poucas vezes havíamos visto. O Dólar passando dos R$ 3,00 e uma rápida piora do mercado em todas as áreas. Podemos resumir que 2015 teve início com uma forte queda da atividade em muitos setores, cujas causas, todos nós conhecemos.
Nossos empresários terão que agir rapidamente não só para conservar ou recompor a liquidez de suas empresas, mas e principalmente para ajustar-se neste ano difícil para não matar a gráfica "de vez". Para isso é de fundamental importância, que o principal executivo da empresa (com ou sem ajuda externa), comece a elaborar uma visão estratégica que o permita se posicionar frente a um modelo diferente de gestão, sem grandes benefícios fiscais ou mesmo subsídios de qualquer natureza agindo em seguida.
Sabemos da importância dos sistemas de informação, bem como das Boas Práticas de Fabricação e Gestão para a redução de desperdícios, aumento da produtividade e maior controle sobre as ações internas e externas da gráfica. É também de fundamental importância reforçar ao que chamamos de inteligência de mercado. Certamente este não é um caminho muito difícil e, muitas empresas gráficas já têm desenvolvido diversos caminhos neste sentido, para maior elevação da eficácia e retorno do investimento.
Já abordamos por diversas vezes em artigos e palestras anteriores estes caminhos, porém AGORA é hora de coloca-los em prática. ESTÁ NA HORA DE TIRAR ÁGUA DE PEDRA!
O principal gestor da empresa, deverá doravante sair da posição de OBSERVADOR e deve ser o principal PROTAGONISTA DAS AÇÕES DA SUA GRÁFICA com atitudes bem pensadas. Deverá reger com astúcia e conhecimento a grande orquestra que é a sua empresa, sem que haja nenhum desvio de harmonia. Para tanto a informação deverá ser a base de sua conduta.
É PEGAR OU LARGAR POIS NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA VACILO!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)