Nestes momentos complexos, saiba focar no que realmente é importante.
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Uma gráfica bem sucedida, deve focar nos dias de hoje, principalmente, no fator humano, em particular, no perfil do gestor que sabe integrar objetivo, ação e resultado. Nesta perspectiva, gostaria de decodificar neste nosso papo este perfil do gestor tão cobiçado hoje em dia, tentando esclarecer as qualificações que a empresa espera deste gestor.
Um gestor deve ter primeiramente uma visão empreendedora zelando pelo princípio de colocar o ser humano em primeiro lugar, ou seja, ele cria condições para a expansão pessoal e o crescimento dos membros do time, forma equipes comprometidas com as diretrizes estabelecidas e estimula-os para encarar dificuldades como desafios ou limites a serem superados. Ele também acaba por formar colaboradores empreendedores.
Este homem de comando terá que agregar valor, priorizando o que realmente faz a diferença na condução do negócio, ou seja, equipe capacitada e motivada, organização enxuta e operante, serviços e produtos diferenciados, conhecimento sempre que possível compartilhado, investimento com benefício maior que custo. Deve também agregar valor através da sua conduta focada em negócios.
Evidentemente, precisa se preocupar com resultados. Para isso, deve agir focando produtos e serviços mais rentáveis, eliminar atividades ou pessoas que não agreguem valor, bem como incentivar inovação e mudança. O gestor integrado concentra-se constantemente sob pressão, na busca de resultados através das pessoas por ele lideradas sem causar stress.
No mundo de hoje, pouco adianta a tecnologia de ponta, se não houver no gestor a constante busca pela excelência. A meu ver, existem três tipos de excelência, ou seja,:
1. Excelência comportamental, que busca formar uma equipe de talentos;
2. Excelência gerencial, que busca avançar na gestão corporativa com suporte da tecnologia de informação;
3. Excelência operacional, alinhando propósito, pessoa e processo.
É através do equilíbrio destas excelências que o gestor chega à sua meta (objetivo, ação e resultado) e ajuda os outros no mesmo propósito.
Como dono da empresa ou gestor, não consegue chegar sozinho aos resultados esperados, precisa do apoio da sua equipe. Este apoio é resultado de uma liderança que exige do gestor que ele pratique o que prega, que derrube barreiras entre ele e sua equipe e busque o feedback sobre sua performance sem medo de críticas. Ele deve ser visível quando as coisas vão mal, invisível quando as coisas vão bem, e, principalmente, precisa saber DELEGAR, na proporção de 10% direcionando e corrigindo e 90% do tempo DANDO AUTONOMIA, espaço e responsabilidade aos membros da sua equipe. Assim, o gestor torna-se o facilitador para alcançar o sucesso do negócio.
O gestor deve aplicar liderança situacional, ou seja, variar o seu estilo de liderança conforme requer a situação. Existem algumas variantes como por exemplo o estilo visionário propício para o momento de mudanças no rumo dos negócios como o que enfrentamos nestes momentos de vacas magérrimas.
Temos também o estilo conselheiro, para quando os funcionários precisarem ser conectados às metas da gráfica, além do estilo agregador, quando o processo de gestão ou relacionamento requer uma “oxigenação”. Não podemos esquecer o estilo participativo, quando as contribuições de cada funcionário devem ser valorizadas ou estimuladas e, por fim, o estilo enérgico, quando é preciso “puxar a orelha” daquele que compromete o resultado da empresa. Este comandante da empresa é ao mesmo tempo “bússola, remo e capitão” conforme a contingência da situação e maturidade da equipe.
É preciso reforçar que a gestão dos outros, porém, começa com a GESTÃO DE SI PRÓPRIO. Pergunte ao espelho como ESTÁ SE SAINDO como pessoa e profissional de vanguarda? Pergunte a si quanto ao espírito empreendedor. Afinal, qualidade e conhecimentos pessoais significam 20% sendo que POSTURA os outros 80%. QUALIDADE PESSOAL gera QUALIDADE PROFISSIONAL. O DONO DO NEGÓCIO, EMBORA NÃO QUEIRA ACEITAR TOTALMENTE sabe que o principal fator de sucesso, ou fracasso, é ele mesmo.
O VERDADEIRO GESTOR é o líder, pronto para decolar rumo à liderança de fato. Todo líder é um gestor, mas nem todo gestor é um líder. O líder consegue que a equipe seja o espelho da sua gestão, conquista seguidores, faz com que seus liderados se expandam, ajuda o negócio a crescer e, por fim, faz a empresa vencer.
Resumimos aquí os mandamentos do gestor de sucesso:
• Forme colaboradores empreendedores;
• Agregue valor através da sua conduta focada em negócios;
• Concentre-se, na busca de resultados através de pessoas;
• Supere seus limites e ajude os outros no mesmo propósito;
• Torne-se o facilitador para alcançar o sucesso;
• Varie o seu estilo de liderança conforme requer a situação;
• Não faça parte de um problema; faça parte da solução;
• Saiba que o principal fator de sucesso ou fracasso é você mesmo;
• Assuma a responsabilidade pelo todo;
• O COMANDANTE É VOCÊ. ESTEJA PRONTO PARA ZARPAR!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)