O cachorro esperto
Thomaz Caspary ( In memoriam )
A primeira parte desta história tem como autor, nada mais, nada menos, do que Albert Einstein, famoso cientista do século XX. Ele contava que um cachorrinho perdido na selva vê um tigre correndo em sua direção. Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los. Então quando o tigre está pronto para atacá-lo, o cachorrinho diz:
" - Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!"
O tigre pára bruscamente e sai correndo do cachorrinho e no caminho vai pensando: "Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!". Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele tinha sido enganado. O tigre furioso diz: "Cachorro maldito! Vai me pagar!". O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. "- Ah, macaco traidor! O que faço agora?" - Pensou o cachorrinho. Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada e quando o tigre está pronto para atacá-lo de novo, o cachorrinho diz: "Mas que macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!".
Moral da História:
"Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento".
Estamos vivendo momentos difíceis e realmente temos que nos utilizar da imaginação para sobreviver. As vendas não decolam como deveriam, os nossos custos superam muitas vezes as receitas, estamos no mato.... porém desta vez com um cachorro esperto. Este cachorro tem muito para nos ensinar. Como dizia Einstein, imaginação e criatividade são neste momento nossa tábua de salvação.
Temos lido e ouvido sobre a necessidade de mudar. Mudar nossas posturas frente à situação, ao mercado, aos nossos colaboradores, aos sistemas de controle interno da nossa empresa, enfim, a tudo. Se não mudarmos, passaremos a não mais existir como empresa no cenário gráfico. Muitos estão desistindo de ir à DRUPA agora em maio na Alemanha. Para quê irei à DRUPA, se não posso comprar novos equipamentos? Será que você empresário gráfico, não pensou um pouco sobre a possibilidade de que lá fora as coisas também estão difíceis e estão mudando? Será que empresários de outros países não encontraram soluções para seus momentos de crise? Isso não poderia ser paradigma para nossos problemas?
Veja por exemplo o grande problema de custos que enfrentamos. Por que razão nossos custos de produção estão tão elevados? Será o material ou talvez o problema esteja na nossa baixa produtividade?
Certamente o problema está DENTRO de casa. É a falta de empenho dos nossos colaboradores que não vestem a camisa por estarem desmotivados face à situação geral da empresa e do mercado. É a falta de conhecimento técnico ou ainda de normas e procedimentos, que simplesmente não adotamos em nossas empresas, seja por comodidade ou por estarmos preocupados com a outra ponta do negócio, ou seja, as vendas.
Você, caro amigo gráfico, que calcula 144 ou 150 horas produtivas por mês (por turno) para elaborar o seu custo-hora-máquina/homem, sabia que se fizer um levantamento rigoroso das horas produtivas, irá encontrar de 105 a 120 horas produtivas REAIS ? Você sabia que o seu operador de máquina leva 40% a 60% mais tempo para acertar um equipamento do que o que você coloca no seu pré-cálculo? Você sabia que em algumas empresas, máquinas ficam paradas por causa de problemas com a chapa por mais de 30 horas por mês? (empresa com 4 máquinas). Você sabia que determinada empresa ficou com máquinas paradas esperando papel por mais de 20 horas? (com custo-hora-máquina acima dos R$ 200,00). Você sabia que empresas pequenas (10 funcionários na produção) tiveram 48 horas de máquinas paradas por falta de operador? Você sabia que certas empresas grandes tiveram mais de 60 horas de máquina parada por falta de manutenção preventiva?
Você caro amigo gráfico, já parou para refletir o que isso significa no bolso do empresário? Você, usando imaginação e criatividade, aliadas a um bom gerenciamento de produtividade não poderia reduzir drasticamente os seus custos "invisíveis" que absorvem toda a lucratividade da sua empresa?
A causa de tudo isso, bem como a falta de serviço em função da "má sorte" na atuação da área comercial em função, inclusive, da falta de criatividade e de conhecimentos técnicos dos nossos profissionais de venda, se dá em função de algo que podemos chamar de passividade organizacional. Ou seja, a adoção de posturas defensivas em relação as mudanças, bem como a não utilização da criatividade e da imaginação. (Lembram-se ainda da história do cachorrinho logo acima?) Pois é, meu caro empresário gráfico. Existem algumas posturas defensivas, que adotamos e que certamente comprometem a saúde de nossas gráficas. São elas:
- A PROCRASTINAÇÃO, ou seja, "vamos fazer amanhã o que não queremos fazer hoje", pois estamos acostumados a ver nas empresas o "deixar para mais tarde". O que nos faz perder oportunidades das mais variadas.
- CUSTOS: quando afirmamos não saber como é que a outra gráfica consegue chegar a estes preços. Você já olhou para DENTRO da sua gráfica?
- "SABOTAGEM" é quando a produtividade cai violentamente pelo fato do funcionário não vestir a camisa, ou por existir pouco serviço. Ele trabalha com maior lentidão para não perder o emprego, pois se fica parado é sinal de que não é necessário.
- GERENCIAMENTO PROFISSIONAL não existente. Muitos empresários para economizar, preferem admitir gerentes com muita prática no setor gráfico, porém com pouca visão administrativa.
- INDECISÃO - Vamos deixar como está para ver como fica. Isso acontece quando o dono da empresa tem medo de errar, esperando que o tempo se encarregue de resolver as coisas.
Estas são algumas das principais atitudes que levam uma empresa à regressão e que podem custar a vida da sua gráfica. E agora o que fazer? Em que direção devemos "navegar"? Acreditamos que isso está nas mãos de cada "Timoneiro" (O dono da gráfica). Se conselho fosse valioso a gente não dava, vendia! Vamos, no entanto, dar aqui uma "colher de chá" para o amigo gráfico:
1. Faça um planejamento estratégico, mesmo que simplificado;
2. Atualize-se na técnica de gestão;
3. Prepare sua tática Mercadológica;
4. Informatize a sua empresa, seja ela grande ou pequena;
5. Mantenha atualizados os seus custos;
6. Controle sua produção e a sua produtividade;
7. Acredite em você! Tenho certeza de que você é capaz!
8. USE A IMAGINAÇÃO !!!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)