O futuro da produção gráfica, um desafio profissional
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Apesar de o Setor Gráfico adotar modernas tecnologias digitais, registramos uma lacuna entre a necessidade de mão-de-obra especializada e oferta de profissionais de design com uma base mínima de conhecimentos da tecnologia de utilização do objeto gráfico e das características voltadas para a ecologia e para a redução de custos na transformação do impresso.
PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO
É no planejamento onde ocorre a principal contribuição para a confecção dos impressos pelo menor custo-benefício e para o uso ambiental correto a fim de não poluir o nosso já tão sofrido ambiente. Podemos citar as seguintes etapas iniciais como imprescindíveis:
1. Planejamento e análise da comunicação - o quê, como e para quem falar
2. Definição do conteúdo e da mensagem a ser divulgada
3. Análise de opções de materiais e processos alinhados ao acabamento gráfico.
4. Criação de propostas baseadas em economia de material (tipo) e seu custo-benefício além da ecoeficência.
5. Avaliação do material pré-produzido e otimização dos arquivos que serão enviados para produção.
6. Produção final e análise dos impactos econômicos e ambientais gerados pelo processo produtivo
Sugere-se então um questionário rápido para ajudar neste estudo:
• Esse é um design apropriado para o impresso final?
• É um caminho melhor usar menos ou outros materiais?
• Podemos usar materiais reciclados?
• O que é preciso para produzir o impresso e seu acabamento final?
• Esse impresso pode ser reutilizado?
• Se não é reutilizado, é reciclado? É fácil de reciclar?
Estes questionamentos e outros relacionados a esta etapa e seguintes, devem integrar o pensamento metodológico do profissional de design gráfico. Acreditamos que um seminário com conteúdo apropriado, poderá ser de grande valia para o Designer e para o Produtor Gráfico.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)