O mau habito de alguns vendedores, orçamentistas e até empresários que atuam na área comercial das gráficas, de deixar para mais tarde o que poderia ser feito agora
Thomaz Caspary ( In memoriam )
O mau habito de se deixar para depois o que pode ser feito agora, é também conhecido por “Procrastinação”, que é o fato de esquivar-se de uma tarefa que necessita ser realizada pensando em fazê-la daqui a pouco e acabando por esquecê-la. Isto pode nos levar a perder clientes, ter sentimentos de culpa, baixa autoestima e até depressão. Pode também ocasionar conseqüências não previstas no momento e que podem ser dolorosas, como o insucesso profissional principalmente na área comercial junto aos clientes e junto a própria gráfica.
A procrastinação não é simplesmente uma forma de preguiça. Ela surge por razões variadas, incluindo:
§ fuga de experiências negativas.
§ falta de capacitação.
§ hostilidade à tarefa.
§ perfeccionismo.
§ passividade,
§ necessidade de aceitação
§ baixa tolerância às frustrações
§ achar ter sobrecarga de tarefas
Sinais de alerta
A tendência de deixar para depois as tarefas mais difíceis e desagradáveis está sempre presente e o combate a esta forma de agir exige um alerta constante. Isso acontece com certa frequência nos casos dos orçamentistas, dos donos da gráfica que ainda não decidiram, ou do vendedor que acha que o transito hoje não está bom e que irá ligar para o cliente para dar uma passadinha amanhã. Os verdadeiros procrastinadores apresentam quatro comportamentos reveladores:
• Sobreestimam o tempo necessário para realizar alguma coisa. Desconhecem, portanto a tecnologia gráfica.
• Superestimam o tempo disponível para realizar alguma coisa.
• Superestimam o quanto estarão motivados.
• Acreditam erradamente que não devem aceitar a tarefa quando não estão a fim de fazê-la. (“Não é da minha área”)
Como combater a procrastinação?
A procrastinação começa com um tipo de sentimento negativo que nos desvia das tarefas importantes. Se você puder reconhecer e reformular alguns destes sentimentos de ansiedade e dúvidas, você poderá elaborar um plano para combater a tendência à procrastinação e gerenciar melhor o seu tempo. Uma boa gestão comercial ou a ajuda de um Coach na área comercial, também poderão ser de grande valia.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)