O que falta nas nossas gráficas?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Falamos muito em Gestão, Tecnologia, Finanças e Área Comercial. Mas o que falta realmente na maioria das nossas gráficas?
Vejo grandes oportunidades em duas frentes: a área de MARKETING DE RELACIONAMENTO e tudo relacionado a esse assunto e, a área de MARKETING DIGITAL e todas suas nuances.
Ainda, em termos relativos, são poucas as gráficas que já possuem áreas de Marketing estruturadas e definidas. E mesmo essas, ainda estão em desenvolvimento e crescimento.
Nem todas as gráficas têm área de marketing, muito menos Marketing de Relacionamento e Marketing Digital. É por conta dessas oportunidades nas empresas que profissionais antenados, podem contribuir para alavancar o desenvolvimento de nossas gráficas. E o caminho para migrar mais rapidamente passa pela educação executiva via cursos e palestras. Exatamente por serem cursos rápidos, são mais pontuais, focados e orientados à aplicabilidade.
QUAIS AS COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA UM HOMEM DE MARKETING?
As competências são as clássicas:
1) Entendimento de mercado de atuação da sua gráfica, das ferramentas de marketing aplicáveis, e das aspirações e necessidades dos consumidores;
2) Capacidade para planejar soluções, inovações e saídas para problemas;
3) Habilidade para vender internamente um projeto, conseguir adesões e trabalhar a implementação e sua gestão.
O QUE ESPERAMOS DESSE MERCADO DE MARKETING NESTES PRÓXIMOS ANOS?
Em função da atual situação de mercado em que nos encontramos a necessidade do Marketing de relacionamento e Digital é o crescimento e muito mais rápido que o crescimento em anos passados no nosso mercado. Hoje é realidade presente e necessária, pois sem estas ferramentas a gente continuará empurrando a nossa gráfica com a barriga.
A bola da vez para ONTEM é o MARKETING DIGITAL. E como se trata de mídia social e há um impacto latente e direto na reputação de marcas e empresas, onde tenho certeza que o crescimento dessa área como estrutura de trabalho na gráfica será muito mais rápida que foi e está sendo para a área do Marketing de Relacionamento.
Obrigatoriamente é ser um legítimo representante da geração Z. Antenado, ligado e por dentro da tecnologia, do marketing e do consumo. Para pessoas com esse perfil, o entendimento das novas oportunidades da área de marketing se tornarão mais claras e objetivas.
O Marketing Digital já é parte do trabalho de marketing no presente assim como o Marketing de Relacionamento. Só não enxergamos estas técnicas de forma profissional utilizadas na maioria das nossas gráficas pequenas e médias. Poucas grandes empresas gráficas já teriam sucumbido sem estas ferramentas.
Em Marketing Digital a inclusão nesse conhecimento é maior porque a própria rede é uma enorme base de informações que permite o autodidatismo sem precedentes. E isso exige cursos de educação executiva de alto nível, porque o profissional já vem com boa carga de informações. Em Marketing de Relacionamento a inclusão não é tão direta, por isso que o caminho passa, obrigatoriamente, por capacitação em educação executiva.
Vamos refletir sobre a necessidade do uso do Marketing em nossas gráficas, não só nas redes sociais como também em outras oportunidades que os profissionais conhecem de longa data.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)