O que fazer para sair do prejuízo
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Sua empresa está sofrendo com a crise financeira e suas contas não fecham no azul há algum tempo? Você não está sozinho, mas pode sair do vermelho tomando as atitudes corretas. Então, o primeiro passo é ter calma e lidar com a situação para não adotar as estratégias erradas.
A verdade é que nós nos importamos com o quanto entra na nossa empresa e menos com o que sai de dinheiro, mesmo que escondido em improdutividade e desperdício. O que mais importa é como as contas fecham no fim do mês coisa que ultimamente não acontece, ou seja, não fecham. Apenas quando estamos com problemas que damos maior atenção aos números como um todo, inclusive o fluxo de caixa.
Mas, se você realmente deseja sair do vermelho, a primeira atitude é dar mais atenção às contas da empresa e não pensar apenas no balanço final.
O QUE FAZER PARA SAIR DO VERMELHO?
Com calma e um olhar frio da situação, você precisa tomar as rédeas da sua empresa, ou seja, REALMENTE ADMINISTRAR A EMPRESA COMO UM TODO. Para isso, é preciso entender quais são as causas dos problemas e encontrar a origem dessas intempéries para que possa traçar estratégias. Um bom sistema de gestão, mesmo que simples, além da planilha financeira podem ser decisivas para isso. Sabendo qual a origem da crise, o próximo passo para sair do vermelho é buscar soluções.
Seu problema pode acontecer por diversos motivos, como falta de clientes, falta de investimento, má organização financeira, atendimento deficiente por falta de treinamento da equipe entre outros. Você deve procurar a solução adequada de acordo com a sua situação. Se for falta de organização, é preciso um PLANO DE NEGÓCIOS e/ou um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, além da reeducação financeira. Cada situação exige uma ação!
Porém, preste atenção nesta parte. Não adianta usar somente esses passos para sair do vermelho e depois fazer tudo igual. É preciso dominar os números e estudar muito bem seus reflexos na empresa, para evitar os mesmos problemas futuramente. Caso contrário, isso se tornará um ciclo vicioso.
NÃO ESQUEÇA DE DIVULGAR A EMPRESA.
Uma coisa que a maior parte dos empreendedores esquece é que os tempos de crise são os melhores momentos para investir em boas estratégias de divulgação de suas atividades. Nós sempre pensamos nesse como o primeiro setor a receber cortes para sair do vermelho, mas vamos pensar bem…
O primeiro ponto é que, sem as estratégias de divulgação (leia-se marketing), a sua empresa não estará conversando com ninguém e perderá ainda mais clientes. O segundo é que os clientes não param de consumir durante a crise. Eles ficam mais exigentes. Com isso, as empresas que se destacam nesse cenário são as que mais vendem. Além disso, elas são as que saem mais fortalecidas do ambiente crise.
Se você se interessou por este tema e gostaria de melhorar os resultados da sua empresa, não perca mais Tempo e Dinheiro. TOME UMA ATITUDE!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)