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Otimismo entre os gráficos para 2010

Thomaz Caspary ( In memoriam )

Conversando com inúmeros gráficos de vários segmentos de mercado, desde as áreas de impressos comerciais e promocionais, da área editorial como também os convertedores de embalagens semi-rígidas, flexíveis e de autoadesivos, além é claro com os gráficos da área de impressão digital e de dados variáveis, obtivemos respostas bastante favoráveis, para a alavancagem de suas empresas no próximo ano. Todos foram muito claros, ao apostar no crescimento da economia no Brasil, bem como no aprimoramento de suas equipes, através de atualização tecnológica e administrativa.

Consultando nos jornais e revistas, além é claro na mídia digital os “Astrólogos da Economia”, podemos verificar que no cenário internacional, mesmo consultando o “astrólogo” mais conservador prevê-se um crescimento médio do PIB mundial, entre 3% e 3,5% liderado naturalmente pela China, entre outros países asiáticos que deverá ter um crescimento entre 9% e 10% com todos os esforços para um crescimento menor. No Brasil, as previsões são de um crescimento perto de 5% em 2010 sendo possível uma alavancagem de até 6% em alguns setores, até o final de 2011. Teremos, no entanto, que conviver com uma inflação anual perto dos 4% a 4,5%, enquanto que a taxa Selic deverá estar oscilando entre 7,5% e 8,5% até o final de 2010. Haverá evidentemente uma expansão do crédito, neste período e o aumento real das vendas, deverá se situar em indicadores reais entre 6% e 10%, dependendo do segmento onde a gráfica atua (sem contar com novos investimentos). O Dólar deverá oscilar perto dos R$ 1,80 não havendo mudanças significativas.

Temos ainda muita ociosidade em muitos setores da indústria gráfica, ociosidade esta que deverá ser imediatamente atacada pelos seus dirigentes, através de análises de produtividade, custos e principalmente do desempenho da área comercial. Este desempenho está diretamente ligado, à falta de treinamento dos envolvidos, do foco imposto pelo dono da gráfica, que ainda não fez a sua “lição de casa” montando o seu Plano de Negócios e o planejamento estratégico para colocar em prática as idéias definidas no seu plano de negócios.

A análise SWOT fornece uma orientação estratégica útil. Grande parte dela é bom senso. Primeiro corrija o que está errado. Em seguida, aproveite ao máximo as oportunidades que você identificou no mercado. Só depois pode se dar ao luxo de prestar atenção a outros problemas e áreas. Certifique-se de abordar cada uma das seguintes etapas em sua análise:

  • Elimine possíveis pontos fracos da empresa identificados em áreas nas quais você enfrenta ameaças acentuadas de seus concorrentes (setor comercial) e tendências desfavoráveis no ambiente de negócios dinâmico (velocidade de resposta);
  • Capitalize as oportunidades descobertas onde sua gráfica tem pontos fortes significativos, como por exemplo, equipamentos modernos ou digitais;
  • Corrija possíveis pontos fracos identificados em áreas que contêm oportunidades potenciais, como no caso de falta de PCP ou ainda deficiências em vendas ou custos;
  • Monitore constantemente as áreas nas quais você identificou pontos fortes para não ser surpreendido no futuro por possíveis riscos latentes. Utilize-se para isso dos programas de gestão oferecidos no mercado.

É chegada também a hora de rever o que foi feito até agora em 2009, analisar o que deu errado e o que ainda dá para fazer, afinal já estamos no penúltimo mês do ano. E este é também o momento para avaliar e começar a planejar a tributação da empresa para o ano novo, a fim de economizar no que for permitido pela legislação fiscal em vigor. Se você não souber como fazer esta análise, procure o seu contador de confiança.

Mas, lembre-se de que não é só em termos de tributação que sua empresa deve planejar. Identificar oportunidades, mudar estratégias, passar a atender novos nichos de mercado para seus impressos, mudar as formas de atender o seu cliente adicionando e agregando valor aos seus serviços gráficos, como por exemplo, a logística de distribuição, para que em janeiro ocorra o início da implementação. Ver a empresa como um todo, observando cada detalhe poderá gerar uma economia que permita novos vôos mais adiante. Não esqueça de desde já informatizar sua empresa com programas adequados, pois muitas ainda trabalham com programas em DOS e outras com sistemas de cálculo de orçamento de mais de uma década, cujas empresas criadoras não mais existem para dar suporte.No que tange aos tributos, há quatro formas de pagar, que são elas: Simples Nacional - Lucro Presumido - Lucro Real e o recentemente criado, SIMEI – Simples Nacional para o Empreendedor Individual. Cada forma traz uma característica e para saber qual melhor se adapta à realidade de sua empresa, consulte o seu contador.

Ninguém muda nada se não acreditar que pode! Assim gostaríamos que você caro leitor iniciasse o ano de 2010, acreditando que você pode construir as oportunidades para que você e a sua gráfica tenham o melhor ano da última década. Se você for um leitor atento das diversas publicações econômicas que tem circulado nos últimos meses, você certamente verá que o Brasil está mais do que preparado para iniciar um grande ciclo de prosperidade. E você, incluindo a sua gráfica está certamente inserido neste contexto.

Só existe uma maneira de você empresário gráfico de qualquer tamanho, pensar sobre o seu negócio. É raciocinando de “FORA PARA DENTRO“, ou seja, olhando da perspectiva do seu cliente e do mercado em geral e substituindo imediatamente a velha e ultrapassada visão “de dentro para fora”. Para isso temos que responder a várias perguntas que se iniciam com a principal: Estamos atendendo as necessidades dos nossos clientes em relação a prazos, preços, tecnologia e aquele algo mais que o cliente não espera de nós? Como estão mudando as necessidades do mercado e como podemos satisfazê-las? Somente com a resposta destas perguntas, poderemos traçar o acima mencionado Plano de Negócios identificando as oportunidades de crescimento, verificando a tecnologia gráfica por nós adotada, otimizando as estratégias de vendas e marketing ou mesmo revendo nossos padrões de custos e produtividade. O amigo gráfico acha que estou me referindo só a empresas grandes? Pois se assim pensa, está redondamente enganado. As grandes gráficas têm na maioria consciência de empresa. O pequeno e médio empresário é que infelizmente ainda não acordou para as mudanças, pensando ser ainda uma simples gráfica e não um fornecedor de mídia impressa (e digital) que engloba desde a criação, passando pela pré-impressão, impressão, acabamento e logística de distribuição, além de prestar serviços na área da WEB. Todas estas estratégias devem ser rapidamente definidas de uma forma disciplinada e coerente.

Devemos caminhar passo a passo abrindo os olhos para o mercado, nos cercando de informações através do acima já aventado como a leitura e a participação em seminários e cursos tanto técnicos como de gestão, revendo nossos procedimentos principalmente na área da comercialização, passando em seguida a vislumbrar a forma correta de determinar nossos preços de venda, além da tecnologia a adotar. Isso se chama de convergência, ou seja, temos que convergir para janeiro de 2010 onde começa nossa corrida para um ano de muito sucesso. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o empresário da indústria está mais otimista agora do que no período que antecedeu a crise econômica. É o que indica o Índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado na segunda-feira dia 26 de outubro pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). De acordo com a pesquisa, o indicador ficou em 65,9 pontos -- em uma escala de 0 a 100 em que números maiores que 50 indicam que o empresário está confiante. O número é o maior desde janeiro de 2005, quando atingiu 66,5 pontos.

Amigo gráfico. Ao falarmos que 2010 será um ano que promete boa rentabilidade, poderemos fazê-lo refletir e concordar, através do texto acima. Para você que é inteligente, gerar resultados e crescer não é uma opção e sim uma obrigação. Estrategicamente falando, pode significar literalmente a sobrevivência ou a morte da sua gráfica. Os mais astutos certamente desfrutarão do privilégio de ampliar o seu mercado, a sua rentabilidade e ver estampada em sua face, a alegria de ter vencido.

* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)