Ponha um fim nos seus problemas com o PPCP
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Como disse Jim Collins em um de seus artigos: “Se você acha que estudar custa caro, experimente o custo da ignorância!”. Ignorar ou não ser informado de determinadas ocorrências na gráfica, pode custar muito caro para sua empresa causando desperdícios e resultados negativos não previstos.
Após a aplicação de Boas Práticas na empresa, chega o momento onde devemos medir e gerenciar as atividades a fim de verificar e corrigir deficiências e carências em todos os departamentos administrativos e de apoio à produção, bem como, não conformidades técnicas nos setores produtivos e de suprimentos.
Um dos grandes especialistas na matéria é o americano Michael Hammer especialista em capacitação de gestão. No Brasil, não devemos nem podemos aplicar os conceitos de Hammer sem antes “tropicalizarmos” os conceitos e condutas por ele preconizadas, pois o grau de desenvolvimento dos recursos humanos nas empresas gráficas do Brasil, principalmente em pequenas e médias gráficas longe dos grandes centros, é bastante diferente daqueles encontrados nos Estados Unidos, onde Hammer atua.
A Printconsult tem trabalhado com este sistema em várias empresas de pequeno e médio porte onde podemos verificar a grande resistência às mudanças, inclusive por parte da própria diretoria e chefias, que veem este Sistema de Gestão, mais como um controle pessoal, do que propriamente uma ferramenta para uma drástica redução de desperdício e de custos, para que a gráfica se torne mais competitiva e lucrativa.
Contamos hoje no Brasil com diversas Ferramentas de Gestão na área gráfica, que são “Home Made” em parte com características próprias da gráfica, sua tecnologia e dos segmentos de mercado onde atuam. Por outro lado, existem várias empresas diversas, como a Calcgraf, EFI-Metrics, Ecalc, Zênite e Bremen, entre outras que já desenvolveram uma série de relatórios de desempenho que, no entanto, não são utilizados pela maioria dos empresários que possuem estes programas. Utilizam só o Pré-Cálculo, a Abertura da OS ou OP, Faturamento, raramente o PCP e, portanto sem condições de usar todas as ferramentas oferecidas.
Focando as Soluções
Sabemos que 10% do que fazemos em nossas empresas se relacionam a fatos imponderáveis. Os outros 90% estão relacionados com a forma como você reage a estes acontecimentos. Portanto não temos controle sobre 10% do que acontece com nossa empresa, porém somos nós que determinamos os outros 90% pelo modo como reagimos aos acontecimentos imprevisíveis. A chegada das novas tecnologias e melhorias nos sistemas de gestão gráfica impactou o rumo dos sistemas e com isso a melhoria das informações e a lucratividade das gráficas.
Neste sentido, a Calcgraf empresa por todos conhecida, ao completar mais de 30 anos de atividades acaba de lançar melhorias em seu já vasto programa de gestão gráfica beneficiando as diversas áreas de nossas gráficas, sejam elas pequenas, médias ou grandes em todos os nichos de mercado onde atuam.
Na área de Planejamento e Controle da Produção (PCP), foram introduzidos Recursos Complementares, ou seja, as Ordens de Serviço (conhecidas por OS ou OP), são planejadas considerando a disponibilidade dos recursos complementares de forma automática. A Calcgraf chama de Recursos Complementares a faca para corte vinco, os cilindros de impressão flexográfica ou qualquer outro componente compartilhado por diferentes máquinas.
Na área do Planejamento de Produção foi feita a total integração das pendências produtivas de cada um dos setores com as pendências das diversas
áreas que interferem na execução dos trabalhos, tais como: suprimentos, impressão, pré e pós-impressão, incluindo-se o rigoroso controle das terceirizações.
Gestão da Fila de impressão que permite o monitoramento em tempo real da fila de impressão de todos os recursos, através de um painel que apresenta as Ordens de Produção que tenham pendências por prioridade. Este recurso apresenta de forma automática ao responsável pela produção, quais são as OP’s que devem ter tratamento priorizado, considerando as pendências nas diversas áreas relacionadas e suas datas de conclusão e relevância.
Tela do Planejador com vários formatos de visualização e operação em “Gannt”, lista, por recurso, por ordem de produção e por atividade. A tela pode ser totalmente personalizada, permitindo rápida aderência a rotina do planejador e facilidade de uso dos operadores. Permite ainda que o ambiente seja compartilhado entre diferentes planejadores, por exemplo, de impressão e acabamento.
No caso do Monitoramento de Produção, é feito o acompanhamento de quantidades produzidas em tempo real, com alerta de tiragens insuficientes durante o processo produtivo, inclusive com possibilidade de hierarquização de direitos para permitir ou não o curso de Ordens de Serviço nesta situação.
A Calcgraf ainda melhorou substancialmente os seguintes controles, que dão ao empresário gráfico segurança na informação e uma ferramenta eficaz de gestão:
No caso do gerenciamento de Pré-Impressão, Suprimentos e Serviços Externos tem agora o recebimento de arquivos e apontamento de atividades de pré-impressão, integrado ao planejamento.
Integração do Planejamento com as requisições de materiais e indicação de fila de separação conforme as prioridades do Planejamento, além do Agendamento com fornecedores de Serviços externos e acompanhamento das pendências relacionadas.
Apontamento de Produção integrado aos equipamentos com Terminais de chão de fábrica para monitores “touch-screen”, facilitando a operação. Apontamento integrado às máquinas de qualquer marca tanto para máquinas automáticas como para equipamentos mecânicos ou manuais.
Gerenciamento de erros e inconsistências de apontamento. Este aplicativo é de suma importância para o Gestor gráfico, pois não fica mais à mercê de informações inconsistentes ou desculpas de ignorar certos acontecimentos.
Pós-Cálculo
O programa da Calcgraf oferece diversas variáveis no procedimento de pós-cálculo como, por exemplo, Cálculo parcial de Ordens de Serviço em processo produtivo. Com curva ABC automática verifica os maiores desvios físicos e financeiros considerando a Eficiência de Produção ou questões de Rentabilidade. Diferentemente dos sistemas de pós-cálculo convencionais, o sistema da Calcgraf detecta a origem das maiores divergências (máquina, material, operador, cliente, etc).
Existem vários outros tipos de solução que a Calcgraf, a mais antiga e experiente empresa do nosso mercado gráfico pode oferecer. Não queremos, no entanto, fazer publicidade desta empresa, pois temos boas relações também com as demais e, cada vez que algo de novo acontece, somos os primeiros a divulgar aos nossos leitores.
Colocar um fim no “Achômetro”, focando reais soluções nas áreas do PPCP que se refletem na rentabilidade da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, é a solução do momento. A grande incerteza neste horizonte de 2015/2017 está aqui mesmo e neste momento. Vamos tomar uma atitude focando soluções para nossa empresa sair do atoleiro.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)