Por que divulgar a sua gráfica?
Especialistas alertam que a grande maioria dos gráficos não sabe divulgar o seu trabalho e que esta é uma das razões pela qual, todos estão no mesmo barco, não se destacando perante o grande mercado que está aí, ávido por maiores informações e por novidade
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Se fizermos uma análise do mercado em geral, poderemos notar que as relações das empresas com os seus clientes mudaram inclusive na Indústria Gráfica. Oferecer um atendimento de qualidade, no prazo exigido pelo cliente e com preços competitivos já não é mais suficiente para deixar os clientes satisfeitos e fidelizá-los. Uma série de atitudes, como por exemplo, a educação tecnológica e motivacional do profissional de atendimento, a elaboração de uma pesquisa de satisfação junto aos clientes, entre outras coisas, é de fundamental importância para melhorar a percepção dos clientes para com a nossa empresa.
Muitos donos de gráficas se perguntam se é necessário investir em marketing para fidelizar os seus clientes de longa data, ou mesmo, para atrair novos clientes da região ou de outras regiões. Dizem os donos de gráfica, que isso exige muito trabalho, dedicação e em muitos casos, um investimento financeiro. Precisamos entender que o cenário atual, caracterizado pela alta competitividade, a entrega pontual de um impresso de alta qualidade a preços competitivos, deixou de ser fator único para o sucesso de nossa gráfica.
As coisas mudaram. Antes o cliente procurava uma solução para o seu problema, porém hoje ele busca bem mais. Ele procura uma satisfação funcional para a sua empresa inclusive com logística de distribuição, procura também sua satisfação emocional e espiritual, nos serviços gráficos que escolhe. Ele não quer somente um atendimento agradável e acolhedor. Ele espera da gráfica, acima de tudo, ver solucionados os seus problemas sendo tratado como ser humano, com mente, coração e espírito. Antigamente o cliente “implorava” para a gráfica entregar o serviço na data certa, porém hoje a coisa não funciona mais assim.
Infelizmente o atendimento da grande maioria das gráficas hoje em dia é convencional, para não dizer “amador”. Hoje o cliente que não é mais “freguês”, escolhe preferindo a gráfica mais capacitada que lhe ofereça aquele “algo mais” nem sempre pagando mais caro. Ele busca conforto na aquisição de seus impressos e não quer ter dor de cabeça com problemas técnicos dos mais variados tipos. O cliente quer experiência. Por tudo isso, o atendimento convencional praticamente morreu. Temos que ser mais criativos. Temos que oferecer aos clientes inúmeras facilidades, mormente nesta época digital, onde o E-Commerce é uma realidade.
As principais estratégias de marketing estão ligadas á imagem que a gráfica quer passar para os seus clientes. Uma gráfica avançada, com tecnologia de ponta, identidade visual marcante, site interativo e informativo, mostrando aos clientes todas as possibilidades que a gráfica oferece não só em papel, porém também na área digital. A gráfica que oferece aos seus clientes ações educativas e informativas, através de palestras e seminários, mostrando ao cliente as possibilidades deste cliente, por exemplo, uma empresa de peças de reposição para a indústria mecânica, ou de um laboratório farmacêutico, em solucionar os problemas de seus próprios clientes através de impressos específicos eventualmente criados na própria gráfica (sem concorrer com as agências de publicidade) como tempos presenciado em diversas empresas gráficas.
O gráfico está sempre preocupado em faturar e pouco preocupado em oferecer aquele “algo mais” ao seu cliente tradicional ou mesmo a um novo cliente, independente do nicho de mercado em que atua. Para chegar ao “algo mais”, fato este que requer investimento e, sabemos todos, que investimento bem feito traz retorno rápido (ROI), o profissional de marketing e/ou vendas precisa descobrir junto ao cliente sua essência, seus valores e para onde ele quer ir. Às vezes o próprio cliente não sabe disso e, você gráfico perspicaz, através de análises de mercado junto aos concorrentes de seus clientes, poderá dar um “empurrãozinho” em uma nova idéia. Sei que não é fácil, porém muitos conseguem e estão colocando estas técnicas em prática com muito sucesso. Infelizmente não posso aqui mostrar vários exemplos já executados, por questões de sigilo. Um exemplo, porém que é público, é o caso da Escola Positivo, que se transformou em Faculdade, montou uma Gráfica que cresceu enormemente e depois passou a fabricar computadores para escolas, estando agora com outro projeto em desenvolvimento. A Alphagraphics que começou nos USA com uma pequena gráfica têm espalhado no mundo todo uma enorme rede de gráficas digitais, além de partir para a confecção de livros digitais e outros projetos mais.
A tecnologia digital avança e deve ser repassada aos clientes de uma forma simples para que nos ajudem a ajudá-los, seja através de um site da nossa empresa ou de um informativo mensal digital técnico a ser enviado aos responsáveis pela elaboração dos impressos nos clientes. Os empresários gráficos que não compreenderem que o perfil dos clientes mudou e que, portanto, se eles não modificarem o seu comportamento comercial, se adaptando para atender as suas exigências, terão dificuldade em quebrar velhos paradigmas. O problema hoje não é mais manter a sua gráfica e sim, se tornar raro ou até insubstituível. Em um mercado onde existem milhares de gráficas é preciso se diferenciar abandonando “de vez” os velhos hábitos!
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)