Por que o bom atendimento ao cliente deve ser a prioridade de todo empresário?
Com frequência, encontramos gráficas que investem em estrutura, tecnologia e outras áreas, mas acabam negligenciando o aspecto mais importante: o atendimento ao cliente. Com todos os temas recorrentes acerca da concorrência, dificuldades de mercado, desemprego e clientes cada vez mais informados e exigentes, é difícil de acreditar que o péssimo atendimento ainda seja uma realidade nos dias de hoje. No entanto, é um fato inegável.
Gráficas que valorizam o atendimento de qualidade têm um crescimento duas vezes mais rápido do que seus concorrentes. Esses números justificam a importância de os empresários analisarem cuidadosamente o atendimento prestado aos seus clientes. Enquanto gestores, eles devem manter uma visão ampla e holística do negócio, mas nunca negligenciar os detalhes, pois são eles que fazem a diferença.
Algumas gráficas consideram caro investir em treinamento para sua equipe, e optam por não investir em absolutamente nada. Entretanto, esse tipo de postura resulta em prejuízos financeiros inevitáveis. Ao contratar mão de obra sem capacitação, as empresas se esquecem de que o cliente deseja e aprecia um atendimento de qualidade, sendo ele a única ferramenta capaz de medir a qualificação da empresa.
Aqueles que estão preparados para enxergar as possibilidades reais e têm determinação para agarrá-las com intensidade são os que conseguem aproveitar as oportunidades que surgem. Ao assumir qualquer posição, especialmente na área de atendimento, é essencial adaptar a nossa conduta diária para uma postura profissional.
Segue abaixo algumas orientações para um atendimento profissional:
- Sempre trate o cliente por senhor, senhora ou pelo nome.
- Use expressões de cortesia, como "por favor", "obrigado(a)", "pois não", etc.
- Pergunte "Em que posso ajudá-lo(a)?".
- Fale em tom de voz claro e audível.
- Não aborde assuntos pessoais na frente dos clientes.
- Evite chupar balas, mascar chicletes e comer no ambiente de trabalho.
- Evite gargalhadas e cochichos na presença dos clientes.
- Mantenha contato visual enquanto fala com o cliente.
- Se estiver ao telefone e alguém chegar, peça desculpas ao interlocutor, convide a pessoa para sentar e/ou esperar um momento e continue a conversa ao telefone. Não deixe ninguém sem atenção!
Oferecer um atendimento profissional é essencial para garantir a satisfação e fidelidade dos clientes. É importante que as empresas invistam em treinamentos e capacitações para seus colaboradores, a fim de que eles possam oferecer um serviço de qualidade e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Seguindo as orientações apresentadas, é possível desenvolver uma postura profissional e aprimorar o atendimento ao cliente, fortalecendo a imagem da empresa e aumentando as chances de sucesso nos negócios.