Por que o pequeno e médio empresário gráfico está “chorando as pitangas” e vendo sua gráfica escoar pelo ralo?
Thomaz Caspary ( In memoriam )
Viajei bastante este ano pelo Brasil e retornei com um “caminhão pipa” repleto de salgadas lágrimas. Na verdade também fiquei triste ao vê-los desesperados e tentei ajuda-los de alguma maneira.
Aí descobri a razão de tamanha penúria. Desculpem-me alguns empresários (não incluídos nesta plêiade de donos de gráfica) pelo que vou falar agora: O que mais senti foi preguiça, falta de vontade, egoísmo e egocentrismo bem como de certa forma “ignorância” (entre aspas).
Como é que em sã consciência uma entidade oferece um treinamento gratuito e o empresário acha que não necessita se atualizar pois já sabe tudo. Onde é que já se viu um empresário confirmar a presença a um evento e simplesmente não comparecer ou enviar um “zapzap” com uma desculpa esfarrapada.
Onde é que já se viu, tendo marcado uma visita de um consultor à sua gráfica, desmarcar na última hora com uma desculpa esfarrapada ou deixar de atende-lo por estar em uma reunião muito importante, embora tenha marcado com o consultor, semanas antes.
Qual a razão que estes empresários culpam o governo pelos seus fracassos ou os concorrentes pelo aviltamento de preços? Onde está o profissionalismo do Empresário ou a seriedade deste para consigo mesmo e para com sua família?
Devo dizer que não estou me queixando de nenhum empresário especificamente, pois se eles querem morrer na praia, que o façam. Tem gente querendo ajudar, sejam as Associações de Classe, o SENAI, o SEBRAE e diversos consultores deste país.
O que vejo a cada dia é que, antes de perguntar quais as soluções que determinada empresa ou associação oferece, perguntam: QUANTO CUSTA? – Independentemente da resposta já xingam em Japonês: TAKARO!
Vejamos quais os principais problemas encontrados nestas empresas pelo Brasil:
• Falta de planejamento de vendas
• Falta de sistema de custos
• Falta de técnicas de marketing
• Falta de treinamento de RH
• Falta de avaliação de todos os processos
Outros itens que pudemos observar entre estes empresários, coisa que nos preocupa profundamente é:
• Não identificar adequadamente o seu negócio;
• Não conhecer qual o tipo de cliente que deve ser atendido;
• Não planejar suficientemente bem as necessidades financeiras da gráfica;
• Não ter conhecimento sobre a produção com padrão de qualidade e seu custo;
• Desconhecer o mercado e, principalmente, a concorrência;
• Ter pouco domínio sobre o mercado fornecedor;
• Não saber promover sua empresa e seus serviços;
• Não saber tratar o cliente.
A ordem em que colocamos os itens, não nos importa. Importa isso sim o fato de que o empresário, tão preocupado com seu “umbigo”, não enxerga um palmo adiante de seu nariz.
Vamos pensar nisso e não ler este artigo como se fosse uma “bronca” e sim como um alerta.
* Thomaz Caspary ( in memoriam ) foi Consultor de Empresas, Coach e Diretor da Printconsult Consultoria Ltda. (São Paulo - SP)