Por que pensar em e-commerce e sustentabilidade é fundamental para o design de embalagens hoje?
A H.B. Fuller, uma das maiores fornecedoras mundiais de adesivos, conta como o mindset para produtos específicos para embalagens mudou nos últimos anos
Assessoria de Imprensa
Um dos principais tópicos a se pensar ao desenhar uma embalagem, atualmente, é o e-commerce. Embora seja uma prática relativamente nova, já é bem popular no Brasil, tendo ganhado força a partir do momento em que não só a internet se tornou mais acessível, mas também diminuiu o fator desconfiança em relação a compras com cartão de crédito ou débito online. Segundo levantamento realizado pelo NZN Intelligence e divulgado no começo do ano, 74% dos consumidores preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas, no país.
Adesivos podem parecer um item sem tanta influência nesta cadeia de compras pela internet, mas são fundamentais para qualquer entrega praticada via Correios, uma vez que a embalagem precisa de mais segurança para que o produto chegue sem nenhuma violação. A H,B. Fuller, multinacional especializada em adesivos e uma das maiores hoje no Brasil, investe em produtos modernos específicos para as necessidades que estas embalagens requerem.
Soluções para e-commerce
A Sesame® é uma fita de reforço ponderosa, a Open-Sesame® previne da frustração de não conseguir abrir a caixa e a Close-Sesame™ converte a embalagem em uma caixa retornável na hora. A H.B.Fuller também fornece um serviço que calcula a quantidade exata de adesivo para cada embalagem, o FullVision® Data-Analytics Service.
Soluções sustentáveis para embalagens
Outra questão que ganhou fôlego e a sustentabilidade. Atitudes cotidianas de habitantes de todo o globo perante que só agravam a questão do superaquecimento e a poluição do planeta são pauta do dia. Como forma de minimizar o problema e apoiar o movimento de economia circular, a H.B. Fuller tem se comprometido a encontrar soluções que ajudem empresas a atingir suas metas de sustentabilidade. Aqui algumas delas:
Para diminuir a produção de carbono na cadeia produtiva, a empresa apresenta a possibilidade de diminuir o peso da embalagem, utilizando suas soluções de reforço. Outra forma é a diminuição do uso de embalagens que esticam durante o processo de paletização. No lugar disso, adesivos antiderrapantes estabilizam pallets e ajudam a prevenir estragos durante o processo de remessa e merchandising na loja.
A H.B. Fuller também recomenda a menor proporção de embalagem x produto ao oferecer adesivos flexíveis, que reduzem a necessidade de camadas de lâminas. Outra preocupação é o desperdício de comida, combatido com embalagens que protegem por conta da sua barreira de oxigênio e hidratação.
Além disso, a empresa oferece a possibilidade de reutilizar caixas que possuam o reforço Sesame® ou o Advantra®, adesivo de alta performance e aplicação de baixa temperatura que estendem a vida útil do adesivo sem necessidade de equipamento, ou reciclar caixas que contenham os produtos Sesame®, já que adesivos, fitas e fios são colocados separados no processo, o que permite que a fibra de papel seja inteiramente reciclada.
Sobre a H.B. Fuller
Desde 1887, H.B. Fulller é líder global em adesivos, focando em aperfeiçoar adesivos, selantes e outros produtos químicos de sua especialidade a fim de melhorar produtos e vidas. Com uma receita de mais de US$3 bilhões, o comprometimento da H.B. Fuller com a inovação aproxima pessoas produtos e processos, que respondem e resolvem alguns dos maiores desafios mundiais. Nosso serviço confiável e responsivo cria conexões duradouras e gratificantes com clientes dos setores de eletrônicos, higiene, médicos, transporte, aeroespacial, energia limpa, construção, marcenaria, indústria em geral e outros negócios. E, nossa promessa às pessoas as conectam com oportunidades para inovar e prosperar. Para mais informações, visite hbfuller.com.